sábado, 3 de agosto de 2019

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova e suas Irmandades e Festas.


A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova e suas Irmandades e Festas.


Julio César Fidelis Soares[1]


Resumo

O presente estudo tem como objetivo resgatar uma parte da história da Vila de Resende que teve seu passado muito ligado à participação histórica e cultural da Igreja Católica na formação dos primeiros núcleos de povoamentos bem como na difusão da doutrina católica para formação destes primeiros núcleos urbanos do Brasil Colonial. Resende nasce neste contexto histórico a partir da fundação de uma capela no século XVIII, que foi batizada de Capela de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova, capela esta onde foi entronizada uma imagem de Nossa Senhora da Conceição que data de ano anterior a 1744; por provisão do Ordinário datado de 12 de Maio de 1747, ordenou ainda o então Bispo do Rio de Janeiro Frei Antonio de Guadalupe a se erigir a dita capela e logo após a atribui timbre canônico de Curada, que teve como primeiro pároco Encomendado Padre Felipe Teixeira Pinto.

Palavras Chaves: Igreja – povoamento – sociedade


 A Vila de Resende sempre teve ligado seu passado histórico ligado à presença da Igreja Católica na figura de seus Párocos. Figuras devotadas ao povo e aos santos ofícios mostraram com dedicação e sem descanso suas iniciativas às vezes até polêmicas, apresentando autoridade não só nos assuntos eclesiásticos, bem como nos políticos os de cunho social e geral da sociedade que arrebanhavam.
Desde os tempos de freguesia Resende teve párocos próprio sendo o primeiro Padre Felipe Teixeira Pinto[2], que erigira a primeira capela sob proteção de Nossa Senhora da Conceição, em 12 de maio de 1747. Por provisão eclesiástica de 12 de maio do Ordinário do Rio de Janeiro por ordem do Bispo Frei Antonio de Guadalupe. O Padre Filipe foi cura da capela de Nossa Senhora do Rosário de Airuoca na província de Minas Gerais. A antiga Freguesia de Nossa Senhora da Conceição era muito extensa. Segundo Monsenhor Pizzaro de Araújo, a linha divisória da freguesia atingia ao norte pela freguesia de Airuoca, do Bispado de Mariana, pelo rio Paraúna, a leste a Paróquia de Sant’Anna do Piraí; ao sul pela Comarca de Sant’Anna da Areias do Bispado de São Paulo, e a oeste, o mesmo Bispado por um lado e por outro novamente o de Mariana, servindo de linha divisória a Serra da Mantiqueira.

Fig.1 – Assinatura de Padre Filipe Teixeira em documento da Irmandade do Santíssimo Sacramento de Ayuruoca data de 5 de março de 1735. (fonte: in Bopp,Itamar. Notas Genealógicas p. 206).

  Daí a razão da Paróquia de Resende contar com dezenas e dezenas de Padres, Coadjutores, curas, capelães e encomendados nomeados pelos Párocos para ajudar nos trabalhos da Paróquia. Resende deve muito a esses homens da Igreja que no passado abriram através do seu conhecimento eclesial e leigo os caminhos para o progresso do Curato, da Freguesia, da Vila e por fim da Cidade de Resende. Assim nosso primeiro vigário tem sua nomeação oficial em 13 de Dezembro de 1759. Confirmada por El Rey Dom Jose I, que faz saber ao Reverendo Bispo do Rio de Janeiro, membro do conselho real, estando vaga a função na Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre. Que por informação do Padre Antonio Francisco Bittencourt, resolve por boa informação nomear Padre Filipe Teixeira Pinto, Presbítero do hábito de S.Pedro, para serviço de Deus na dita Igreja. O segundo Vigário foi Padre Henrique José de Carvalho, remodelou e ampliou a Igreja Matriz[3], introduzindo novos altares para devoções, assim como um destinando a imagem da Padroeira, que pertenceu a Bandeira de Simão da Cunha Gago fundador da Vila. Padre Filipe colocou então, em prática os princípios da doutrina cristã, determinando aos demais párocos o ensino do Catecismo Romano.

Fig.2- Imagem de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova, imagem pioneira marco indelével da criação da atual cidade de Resende-RJ, trazida por Padre Filipe Teixeira Pinto capelão da expedição de Simão da Cunha Gago(1744). 
(Fonte: acervo do autor Prof.Julio Cesar Fidelis Soares.)
Ao terceiro Vigário Padre Antonio de Mattos Nóbrega de Andrade, nomeado em 15 de julho de 1786, coube a lembrança a seus paroquianos da necessidade de fundação da Irmandade do Santíssimo Sacramento que cuidasse da Igreja e de seu patrimônio.
Padre José Antonio Martins de Sá é o quarto vigário confirmado por carta régia de 21 de Novembro de 1808, viajava muito em suas missões, nestas ocasiões era sempre autor de brigas contra os caçadores e predadores de índios. Oriundo da função de pároco da Aldeia de São Luiz Beltrão na Freguesia de São Vicente Ferrer, latinista, trabalhou muito na catequese dos índios, o Vigário Pe. Francisco Xavier de Toledo foi o quinto vigário de Nossa Senhora da Conceição, segundo João Maia: “... foi amado dos índios, o catequista caridoso, que mais longo e preciosos serviços prestou...”.[4] . O sexto pároco foi Padre Inácio Ferreira Franco, deste se sabe muito pouco e que prestou os santos serviços até o ano de 1853, filho de Mogi das Cruzes, nasceu em 8 de março de 1755.  Em 8 de Dezembro de 1852, o sétimo vigário assume a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, era ele Padre Filipe José Corrêa de Mello, nascido em Formiga no ano 1827, fundou a Irmandade dos filhos de Maria, fundou também o jornal “ Astro Resendense” em 7 de Setembro de 1865. Foi vereador da Câmara Municipal em dois mandatos. Político apaixonado foi também Deputado Provincial em duas legislaturas.  Por falecimento em 1873 do Padre Filipe de Mello, é nomeado interinamente para substituir o Capelão da Santa Casa de Misericórdia de Resende Padre Laureano Joaquim de Serpa. Padre Laureano foi vigário da Paróquia de Sacra Família do Tinguá, 2º distrito de Paulo de Frontin, veio a falecer em 30 de Julho de 1887. O Nono Vigário Padre Jose Francisco dos Passos Seabra, reza a primeira missa na Matriz de Resende no dia 25 de Dezembro de 1872, como vigário encomendado, após a morte de seu antecessor. Em 21 de Janeiro de 1873 solicita transferência para o Rio de Janeiro.
Padre João da Matta Tarlé rezou sua primeira missa em Resende aos 21 de Dezembro de 1874, chegou com Encomendado em 1874, foi pároco até 15 de Junho de 1891, quando foi expulso da cidade. Pois enquanto nas suas atividades eclesiásticas, era rígido, autoritário, áspero, a beira do antipático e exclusivista. Após inúmeras queixas ao Bispo contra o Padre, em 1876 populares sitiam a casa Paroquial no Largo da Matriz e intima-o a deixar a cidade, o que o faz.
O décimo Primeiro Vigário a assumir a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, foi Cônego Miguel Calmon de Aragão Bulcão. Bahiano, nascido em Cachoeira, de origem da fidalguia portuguesa estabelecida na Bahia, rezou primeira missa na Matriz de Resende no dia Nove de Junho de 1891, em 3 de Maio de 1905 benze a pedra fundamental da Capela de São Sebastião. Quando dos seus tempos na Bahia, foi político, Deputado Provincial da Assembléia Legislativa Provincial, foi figura de relevo, jornalista e tribuno. Padre Arthur Vieira Braga, vem assumir a paróquia após a morte de Cônego Bulcão, reza missa na Matriz no dia 24 de Dezembro de 1922, na qualidade de Vigário. Entretanto solicita transferência para Vara de Sapucaia de onde veio para Resende. Assim sendo, chega nomeado para Resende o Padre Alexandre Gonçalves Camello, que reza missa no dia 16 de setembro de 1923, fica pouco tempo na Cidade. Aos 15 de Agosto de 1924, celebra missa na Matriz o décimo quarto Vigário Padre Cícero Machado Salles, era até então Secretário Administrador Apostólico da Diocese de Barra do Piraí era nascido na cidade de Rio Preto nas Minas Gerais, por motivo de saúde deixou Resende e seus paroquianos.
Cônego Antonio Aurélio Cezar de Magalhães, vem nomeado para Vigário em Resende, celebra missa aos Nove de Novembro de 1923, nascido em Ouro Preto, fez votos na Capela do Seminário de Mariana em 18 de Março de 1904. Detentor de diversos títulos foi Coadjutor de Jiquery, Cura em Mathias Barbosa até 1920, Benfeitor da Arquidiocese de Mariana, segundo registros foi Resende a sua primeira paróquia no Estado do Rio de Janeiro.
Padre Joaquim Pereira Escobar, Presidente da Câmara em 1828, implantou os serviços de correio, criou Cemitério Público e criou a cadeia pública, no âmbito da saúde promoveu a vacinação no município e criou uma escola pública de latim, foi Deputado da Assembléia Legislativa da Província do Rio de Janeiro. Signatário do documento conjunto de diversas cidades da região que pedia a criação da Província de Resende em 4 de agosto de 1829.
Padre Jose Marques da Motta[5] veio para Resende em 1826 vindo São João Del Rey, presidiu a Câmara Municipal em 1829, foi o idealizador da criação do Projeto Província de Resende. Em 1831 funda o primeiro jornal de Resende e terceiro da Província do Rio de Janeiro – que se denominou O Gênio Brasileiro(1831). Atuou como responsável pela construção da Capela do Alto dos Passos, grande incentivador das artes apoiou a criação do primeiro teatro de Resende.
Outro ponto importante a considerar, e que aparece sem dúvida por influência e tradições da cultura das Minas Gerais é a criação das Irmandades, que contribuíram sensivelmente em melhorias urbanas, como obras públicas e configuração do comércio local, tornando fortes os laços de sociabilidade e união junto à égide não da Igreja em si, mas de um santo padroeiro que protegia e abençoava os confrades em suas ações em prol do grupo social.  Em Resende segundo o historiador João Maia havia as seguintes irmandades que ajudaram no proveito público principalmente do ponto de vista social com sua festas que duravam dias:
Irmandade do Santíssimo Sacramento, criada a 24 de Outubro de 1800, um ano antes de Resende se tornar uma Vila, a Irmandade de São Miguel e Almas, fundada em 18 de setembro de 1820, a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de 3 de outubro de 1827, em 14 de dezembro de 1827 é fundada a Irmandade do Senhor dos Passos, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário foi criada em 1º de Junho de 1828. Em 20 de Outubro de 1835 é criada a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e no ano de 1836 no dia 25 de agosto funda-se Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. Ao depararmos com estas confrarias vimos e sentimos a forte influência dos párocos bem com da comunidade que tem suas origens ligadas às tradições trazidas das Minas Gerais, região de forte influência cultural na formação do arraial, vila e cidade que Resende se tornou.
A exemplo disto temos a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, sempre as mais festeiras as mais alegres no trato das comemorações de seus padroeiros em qualquer lugar do país. E em Resende dos tempos idos não poderia ser diferente. Esta Irmandade foi fundada em Resende pelo ex-tropeiro e depois cafeicultor Manoel Gonçalves ,nascido em Vila de Viana do Castelo,Portugal. É na verdade o típico exemplo do colono português que amou  esta terra, passou a ter prestigio social o quanto mais se interagia com a comunidade que viu e ajudou erguer.  Segundo estudos de Claudionor Rosa,as festas organizadas pela Irmandade duravam nove dias, com orações ladainhas,novenas, leilões e barraquinhas, chega dizer que não tinha a pompa da Festa do Espirito Santo, mas era sem dúvida a mais animada não só por sua característica popular dos seus padroeiros mas também pela participação efetiva dos escravos em conjunto com a sociedade livre. Era um momento sem dúvidada de congraçamento onde o Rei Congo e Rainha ,Tesoureiro,Procurador,Escrivão e Zelador Geral nada mais é do que uma espécie de crítica, subversão velada da ordem terrena pela ordem divina. Onde negros e brancos se se congraçavam num novo mundo etéreo, fora da realidade vivida. Segundo relatos os participantes dos festejos em procissão se trajavam da seguinte forma : “ os homens com suas opas brancas e as mulheres com capas roxas; traziam no peito a fita da irmandade coma a medalha cunhada de um lado a imagem de São Benedito e do outro de Nossa Senhora do Rosário.”  O cortejo professional ficava a cargo das Irmandades , procissão é originário do latim processione, significa “marchar para frente”. Designa um ritual religioso, em que sacerdotes, irmandades e seguidores de um culto caminham, geralmente em filas, entoando ou recitando preces, levando expostas as imagens ou relíquias veneradas. Estudos dão conta que os Jesuítas adotaram e propagaram tais práticas de devoção, com a finalidade de atrair os índios para a catequese e edificar os colonos mais para o seio da Igreja. Sabe-se ainda que as primeiras solenidades realizadas em caráter festivo e com muita pompa foram as procissões do Corpus Christi que tornaram-se a base para todas as demais ao longo dos estabelecimentos dos povoados sendo uma festa até hoje característica de várias cidades do Vale do Paraíba.
Assim, entendemos que a Igreja através dos seus padres e das Irmandades sempre ocuparam fundamental papel na construção da sociedade brasileira. Estes padres deixaram um grande legado nos núcleos de povoamento, que no caso do Arraial de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre tiveram forte ação da fundação até a organização, e conquista do status político regional e nacional. É muito difícil entender a história do Brasil sem considerar as relações, a ideologia, o projeto de catequização da Igreja e suas influências na constituição e direção dos novéis núcleos de povoamento; com grande influência sobre os povos nativos e os colonos vindos para ganhar a vida em terras brasileiras este é um legado sócio-cultural que marcou e marca caracteristicamente a sociedade nacional e fortemente a história do Vale do Paraíba.

Bibliografia
Andrade, Maria do Carmo. Procissão. Pesquisa Escolar On-Line, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://www.fundaj.gov.br>. Acesso em: 17 de junho de 2010.

Bopp, Itamar.  Casamentos na Matriz de Resende.  Instituto Genealógico Brasileiro, 1971.
____________. Notas Genealógicas.  São Paulo, Gráfica Sangirardi [S. D.]1987.
 Burlamaque, F. L. C. Monografia do Cafeeiro e do Café.  Rio de Janeiro, Tip.  N. L. Viana & Filhos, 1987.
____________,  Monografia do Cafezeiro.  Rio de Janeiro, 1860 – Estatística do Café.

Maia, João de Azevedo Carneiro. do Descobrimento do Campo Alegre À Criação da Vila de Resende. [ S.Ed] , 1886.

________. Notícias Históricas e Estatísticas do Município de Resende desde A sua fundação . Rio de Janeiro, 1891 [ Monografia] .
_________.Modos de Produção E Realidade Brasileira.  "A Mentalidade dos Fazendeiros No Congresso Agrícola de 1878." Petrópolis, Vozes, 1980.

Pizarro, José de Sousa Azevedo.  Memórias Históricas da Província do Rio de Janeiro , 1820.

Rosa, Claudionor; org., Dilma Ferreira Miranda, Eny Marinho Mattos, Lourdes Maria Almeida, Rosa Maria Rodrigues Muniz Costa – Paróquia de N. Senhora da Conceição: uma história de fé. RTN Editora Patronato. 2005 Resende-RJ

Saint- Hilaire, Auguste de. Viagem À Província de São Paulo. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1976.
_______ .Viagem Pelas Províncias do Rio De Janeiro e Minas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1978. (Início Do Século XIX).
_______ 1822. Segunda Viagem do Rio de Janeiro A Minas Gerais e a São Paulo. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp

Sodré, Alfredo.  Resende, Os Cem Anos da Cidade.  [S.Ed]

Whately,Maria Celina, O Café em Resende no Século XIX, Ed.José Olympio, Rj, 1987.
______________, Resende, A Cultura Pioneira do Café no Vale do Paraíba, Niterói-RJ :Ed Gráfica La Salle , 2003.
______________, &  Maria Cristina  F.M. Godoy –ARDHIS –Academia Resendense de História.Resende, Crônicas dos Duzentos Anos, Resende-RJ :Ed Gráfica La Salle 2001


[1] Mestre em  História Social/ Economista / Pós-Graduado em Engenharia Econômica – Membro do IEV(Instituto de Estudos Valeparaibano)-Academia Resendense de História – Academia de História Militar Terrestre do Brasil  - docente dos cursos de Economia  das Faculdades Dom Bosco- História Econômica Geral, História do Pensamento Econômico e Formação Econômica do Brasil –Resende-RJ e Centro Universitário Geraldo Di Biasi cursos de Economia – Contabilidade, Economia Brasileira I e II, e Logística Volta Redonda -RJ.

[2] Vide Imagem  Anexo I – Documento nomeação do 1º Vigário da Paróquia de Resende em 13/12/1759. in Bopp,Itamar . Notas Genealógicas p.217.
[3] Vide Imagem Anexo II da Matriz de N.S. da Conceição teve sua obra iniciada em 1812 e término em 1832 no dia 18 de dezembro com grande festa comemorativa do ato de sagração do templo.
[4] Maia, João de Azevedo Carneiro. do Descobrimento do Campo Alegre À Criação da Vila de Resende. [ S.Ed] , 1886.p.16

[5] Em 25 de março de 1830 Pe.Marques e o Capitão Eleutério da Silva Prado, membro da família Prado de São Paulo, ao terminar uma seção solene do aniversário do juramento da Constituição; Pe. Marques convida o ilustre visitante para ver o recém inaugurado quadro da figura do Imperador  o que faz da seguinte maneira: “Queres ver o retrato de um mono?” o que obteve de resposta do visitante – “Não vejo bem esse macaco de fardão, chega-lhe a luz mais perto.” Segundo João Maia , é neste momento que impeliu a mão do padre fazer arder  o quadro da imagem de Sua Majestade Imperial. E em 1º de Julho de 1830 é mandado abrir um inquérito por Crime de Lesa-Majestade com punição de pena de morte. Maia, João de Azevedo Carneiro. do Descobrimento do Campo Alegre À Criação da Vila de Resende. [ S.Ed] , 1886 p.182




ANEXO I
Tradução do Termo de Nomeação do Padre Felipe Teixeira Pinto primeiro Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova, datado de 13 de Dezembro de 1759. 

“ Dom Jose Primeiro Rey etc. Como Governador etc. faço saber a Vós, Reverendo Bispo do Rio de Janeiro , do meu Conselho ,que por estar vaga a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre, deste bispado , por informação deo Padre Antonio Francisco Bittencourt seu último precedido, pela boa informação que me destes do Padre Felipe Teixeira Pinto, Presbítero do hábito de São Pedro , de sua sofeciência vida e costumes nomeação que nelle fizeste na forma  da faculdade que semelhantes nomeação tem concedido, hei por bom emprego de apresentar na dita Igreja como com efeito o apresento e hei por apresentado que servirá com cumpre o serviço de Deus,bem da mesma Igreja e das almas e a seus freguezes e encomendo que nela o confirmeis a lhe despaxeis vossas letras de confirmação na forma costumada como se fará expressa menção de como nela o confirmastes por e esta minha apresentação para dita nomeação digo recomendação do direito da mesma ordem e ciência com a dita Igreja ; haverá emolumentos ,salários próis e percalços que lhes será designado no alvará de mantimentos pelo meu Conselho Ultramarino e este se cumprirá,sendo passado pela Chancelaria da Ordem e se processe por duas vias que uma só terá efeito legal . Lisboa 13 de Dezembro de 1759. El Rey.” 
(fonte : Bopp, Itamar.  Casamentos na Matriz de Resende.  Instituto Genealógico Brasileiro, 1971)

ANEXO II
Imagem da Matriz de N.S. da Conceição por volta da década de 1920.
fonte.: Acervo Digital do autor JFCS/2019. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário