A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Campo
Alegre da Paraíba Nova e suas Irmandades e Festas.
Julio César Fidelis
Soares[1]
Resumo
O
presente estudo tem como objetivo resgatar uma parte da história da Vila de
Resende que teve seu passado muito ligado à participação histórica e cultural
da Igreja Católica na formação dos primeiros núcleos de povoamentos bem como na
difusão da doutrina católica para formação destes primeiros núcleos urbanos do
Brasil Colonial. Resende nasce neste contexto histórico a partir da fundação de
uma capela no século XVIII, que foi batizada de Capela de Nossa Senhora da
Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova, capela esta onde foi entronizada uma
imagem de Nossa Senhora da Conceição que data de ano anterior a 1744; por
provisão do Ordinário datado de 12 de Maio de 1747, ordenou ainda o então Bispo
do Rio de Janeiro Frei Antonio de Guadalupe a se erigir a dita capela e logo
após a atribui timbre canônico de Curada, que teve como primeiro pároco
Encomendado Padre Felipe Teixeira Pinto.
Palavras
Chaves: Igreja – povoamento – sociedade
A Vila de Resende sempre teve ligado seu
passado histórico ligado à presença da Igreja Católica na figura de seus
Párocos. Figuras devotadas ao povo e aos santos ofícios mostraram com dedicação
e sem descanso suas iniciativas às vezes até polêmicas, apresentando autoridade
não só nos assuntos eclesiásticos, bem como nos políticos os de cunho social e geral
da sociedade que arrebanhavam.
Desde os tempos
de freguesia Resende teve párocos próprio sendo o primeiro Padre Felipe
Teixeira Pinto[2], que
erigira a primeira capela sob proteção de Nossa Senhora da Conceição, em 12 de
maio de 1747. Por provisão eclesiástica de 12 de maio do Ordinário do Rio de
Janeiro por ordem do Bispo Frei Antonio de Guadalupe. O Padre Filipe foi cura
da capela de Nossa Senhora do Rosário de Airuoca na província de Minas Gerais.
A antiga Freguesia de Nossa Senhora da Conceição era muito extensa. Segundo Monsenhor
Pizzaro de Araújo, a linha divisória da freguesia atingia ao norte pela
freguesia de Airuoca, do Bispado de Mariana, pelo rio Paraúna, a leste a
Paróquia de Sant’Anna do Piraí; ao sul pela Comarca de Sant’Anna da Areias do
Bispado de São Paulo, e a oeste, o mesmo Bispado por um lado e por outro
novamente o de Mariana, servindo de linha divisória a Serra da Mantiqueira.
Fig.1 –
Assinatura de Padre Filipe Teixeira em documento da Irmandade do Santíssimo
Sacramento de Ayuruoca data de 5 de março de 1735. (fonte: in Bopp,Itamar.
Notas Genealógicas p. 206).
Daí a razão da Paróquia de Resende contar com
dezenas e dezenas de Padres, Coadjutores, curas, capelães e encomendados
nomeados pelos Párocos para ajudar nos trabalhos da Paróquia. Resende deve
muito a esses homens da Igreja que no passado abriram através do seu
conhecimento eclesial e leigo os caminhos para o progresso do Curato, da
Freguesia, da Vila e por fim da Cidade de Resende. Assim nosso primeiro vigário
tem sua nomeação oficial em 13 de Dezembro de 1759. Confirmada por El Rey Dom
Jose I, que faz saber ao Reverendo Bispo do Rio de Janeiro, membro do conselho
real, estando vaga a função na Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Campo
Alegre. Que por informação do Padre Antonio Francisco Bittencourt, resolve por
boa informação nomear Padre Filipe Teixeira Pinto, Presbítero do hábito de
S.Pedro, para serviço de Deus na dita Igreja. O segundo Vigário foi Padre
Henrique José de Carvalho, remodelou e ampliou a Igreja Matriz[3], introduzindo
novos altares para devoções, assim como um destinando a imagem da Padroeira,
que pertenceu a Bandeira de Simão da Cunha Gago fundador da Vila. Padre Filipe
colocou então, em prática os princípios da doutrina cristã, determinando aos
demais párocos o ensino do Catecismo Romano.
Fig.2-
Imagem de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova, imagem
pioneira marco indelével da criação da atual cidade de Resende-RJ, trazida por
Padre Filipe Teixeira Pinto capelão da expedição de Simão da Cunha Gago(1744).
(Fonte: acervo do autor Prof.Julio Cesar Fidelis Soares.)
Ao terceiro
Vigário Padre Antonio de Mattos Nóbrega de Andrade, nomeado em 15 de julho de
1786, coube a lembrança a seus paroquianos da necessidade de fundação da
Irmandade do Santíssimo Sacramento que cuidasse da Igreja e de seu patrimônio.
Padre José
Antonio Martins de Sá é o quarto vigário confirmado por carta régia de 21 de
Novembro de 1808, viajava muito em suas missões, nestas ocasiões era sempre
autor de brigas contra os caçadores e predadores de índios. Oriundo da função
de pároco da Aldeia de São Luiz Beltrão na Freguesia de São Vicente Ferrer,
latinista, trabalhou muito na catequese dos índios, o Vigário Pe. Francisco
Xavier de Toledo foi o quinto vigário de Nossa Senhora da Conceição, segundo
João Maia: “... foi amado dos índios, o catequista caridoso, que mais longo e
preciosos serviços prestou...”.[4] .
O sexto pároco foi Padre Inácio Ferreira Franco, deste se sabe muito pouco e
que prestou os santos serviços até o ano de 1853, filho de Mogi das Cruzes,
nasceu em 8 de março de 1755. Em 8 de
Dezembro de 1852, o sétimo vigário assume a paróquia de Nossa Senhora da
Conceição, era ele Padre Filipe José Corrêa de Mello, nascido em Formiga no ano
1827, fundou a Irmandade dos filhos de Maria, fundou também o jornal “ Astro
Resendense” em 7 de Setembro de 1865. Foi vereador da Câmara Municipal em dois
mandatos. Político apaixonado foi também Deputado Provincial em duas
legislaturas. Por falecimento em 1873 do
Padre Filipe de Mello, é nomeado interinamente para substituir o Capelão da
Santa Casa de Misericórdia de Resende Padre Laureano Joaquim de Serpa. Padre
Laureano foi vigário da Paróquia de Sacra Família do Tinguá, 2º distrito de
Paulo de Frontin, veio a falecer em 30 de Julho de 1887. O Nono Vigário Padre
Jose Francisco dos Passos Seabra, reza a primeira missa na Matriz de Resende no
dia 25 de Dezembro de 1872, como vigário encomendado, após a morte de seu
antecessor. Em 21 de Janeiro de 1873 solicita transferência para o Rio de
Janeiro.
Padre João da Matta
Tarlé rezou sua primeira missa em Resende aos 21 de Dezembro de 1874, chegou
com Encomendado em 1874, foi pároco até 15 de Junho de 1891, quando foi expulso
da cidade. Pois enquanto nas suas atividades eclesiásticas, era rígido,
autoritário, áspero, a beira do antipático e exclusivista. Após inúmeras
queixas ao Bispo contra o Padre, em 1876 populares sitiam a casa Paroquial no
Largo da Matriz e intima-o a deixar a cidade, o que o faz.
O décimo
Primeiro Vigário a assumir a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, foi Cônego
Miguel Calmon de Aragão Bulcão. Bahiano, nascido em Cachoeira, de origem da
fidalguia portuguesa estabelecida na Bahia, rezou primeira missa na Matriz de
Resende no dia Nove de Junho de 1891, em 3 de Maio de 19 05 benze a pedra fundamental da
Capela de São Sebastião. Quando dos seus tempos na Bahia, foi político,
Deputado Provincial da Assembléia Legislativa Provincial, foi figura de relevo,
jornalista e tribuno. Padre Arthur Vieira Braga, vem assumir a paróquia após a
morte de Cônego Bulcão, reza missa na Matriz no dia 24 de Dezembro de 19 22, na qualidade
de Vigário. Entretanto solicita transferência para Vara de Sapucaia de onde
veio para Resende. Assim sendo, chega nomeado para Resende o Padre Alexandre
Gonçalves Camello, que reza missa no dia 16 de setembro de 19 23, fica pouco tempo na
Cidade. Aos 15 de
Agosto de 19 24, celebra missa na Matriz o décimo quarto Vigário
Padre Cícero Machado Salles, era até então Secretário Administrador Apostólico
da Diocese de Barra do Piraí era nascido na cidade de Rio Preto nas Minas
Gerais, por motivo de saúde deixou Resende e seus paroquianos.
Cônego Antonio
Aurélio Cezar de Magalhães, vem nomeado para Vigário em Resende, celebra missa
aos Nove de Novembro de 1923, nascido em Ouro Preto, fez votos na Capela do
Seminário de Mariana em 18 de Março de 1904. Detentor de diversos títulos foi
Coadjutor de Jiquery, Cura em Mathias Barbosa até 1920, Benfeitor da Arquidiocese
de Mariana, segundo registros foi Resende a sua primeira paróquia no Estado do
Rio de Janeiro.
Padre Joaquim
Pereira Escobar, Presidente da Câmara em 1828, implantou os serviços de
correio, criou Cemitério Público e criou a cadeia pública, no âmbito da saúde
promoveu a vacinação no município e criou uma escola pública de latim, foi
Deputado da Assembléia Legislativa da Província do Rio de Janeiro. Signatário
do documento conjunto de diversas cidades da região que pedia a criação da
Província de Resende em 4 de agosto de 1829.
Padre Jose
Marques da Motta[5] veio
para Resende em 1826 vindo São João Del Rey, presidiu a Câmara Municipal em
1829, foi o idealizador da criação do Projeto Província de Resende. Em 1831
funda o primeiro jornal de Resende e terceiro da Província do Rio de Janeiro – que
se denominou O Gênio Brasileiro(1831). Atuou como responsável pela construção
da Capela do Alto dos Passos, grande incentivador das artes apoiou a criação do
primeiro teatro de Resende.
Outro ponto
importante a considerar, e que aparece sem dúvida por influência e tradições da
cultura das Minas Gerais é a criação das Irmandades, que contribuíram sensivelmente em melhorias urbanas, como
obras públicas e configuração do comércio local, tornando fortes os laços de
sociabilidade e união junto à égide não da Igreja em si, mas de um santo
padroeiro que protegia e abençoava os confrades em suas ações em prol do grupo
social. Em Resende segundo o historiador
João Maia havia as seguintes irmandades que ajudaram no proveito público
principalmente do ponto de vista social com sua festas que duravam dias:
Irmandade do Santíssimo Sacramento, criada a 24 de Outubro de 18 00,
um ano antes de Resende se tornar uma Vila, a Irmandade de São Miguel e Almas,
fundada em 18 de
setembro de 18 20, a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de 3 de outubro de 18 27,
em 14 de dezembro de 18 27 é fundada a Irmandade do
Senhor dos Passos, a Irmandade
de Nossa Senhora do Rosário foi criada em 1º de Junho de 1828. Em 20 de Outubro de 18 35 é
criada a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e no ano de 1836 no dia 25 de agosto funda-se
Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte. Ao depararmos com estas
confrarias vimos e sentimos a forte influência dos párocos bem com da
comunidade que tem suas origens ligadas às tradições trazidas das Minas Gerais,
região de forte influência cultural na formação do arraial, vila e cidade que
Resende se tornou.
A exemplo disto temos a Irmandade de Nossa Senhora do
Rosário e São Benedito, sempre as mais festeiras as mais alegres no trato das
comemorações de seus padroeiros em qualquer lugar do país. E em Resende dos tempos
idos não poderia ser diferente. Esta Irmandade foi fundada em Resende pelo
ex-tropeiro e depois cafeicultor Manoel Gonçalves ,nascido em Vila de Viana do
Castelo,Portugal. É na verdade o típico exemplo do colono português que
amou esta terra, passou a ter prestigio
social o quanto mais se interagia com a comunidade que viu e ajudou
erguer. Segundo estudos de Claudionor
Rosa,as festas organizadas pela Irmandade duravam nove dias, com orações
ladainhas,novenas, leilões e barraquinhas, chega dizer que não tinha a pompa da
Festa do Espirito Santo, mas era sem dúvida a mais animada não só por sua
característica popular dos seus padroeiros mas também pela participação efetiva
dos escravos em conjunto com a sociedade livre. Era um momento sem dúvidada de
congraçamento onde o Rei Congo e Rainha ,Tesoureiro,Procurador,Escrivão e
Zelador Geral nada mais é do que uma espécie de crítica, subversão velada da
ordem terrena pela ordem divina. Onde negros e brancos se se congraçavam num
novo mundo etéreo, fora da realidade vivida. Segundo relatos os participantes
dos festejos em procissão se trajavam da seguinte forma : “ os homens com suas
opas brancas e as mulheres com capas roxas; traziam no peito a fita da
irmandade coma a medalha cunhada de um lado a imagem de São Benedito e do outro
de Nossa Senhora do Rosário.” O cortejo
professional ficava a cargo das Irmandades , procissão é originário do latim processione, significa
“marchar para frente”. Designa um ritual religioso, em que sacerdotes,
irmandades e seguidores de um culto caminham, geralmente em filas, entoando ou
recitando preces, levando expostas as imagens ou relíquias veneradas. Estudos
dão conta que os Jesuítas adotaram e propagaram tais práticas de devoção, com a
finalidade de atrair os índios para a catequese e edificar os colonos mais para
o seio da Igreja. Sabe-se ainda que as primeiras solenidades realizadas em
caráter festivo e com muita pompa foram as procissões do Corpus Christi que
tornaram-se a base para todas as demais ao longo dos estabelecimentos dos
povoados sendo uma festa até hoje característica de várias cidades do Vale do
Paraíba.
Assim,
entendemos que a Igreja através dos seus padres e das Irmandades sempre
ocuparam fundamental papel na construção da sociedade brasileira. Estes padres deixaram
um grande legado nos núcleos de povoamento, que no caso do Arraial de Nossa
Senhora da Conceição do Campo Alegre tiveram forte ação da fundação até a
organização, e conquista do status político regional e nacional. É muito
difícil entender a história do Brasil sem considerar as relações, a ideologia,
o projeto de catequização da Igreja e suas influências na constituição e
direção dos novéis núcleos de povoamento; com grande influência sobre os povos
nativos e os colonos vindos para ganhar a vida em terras brasileiras este é um
legado sócio-cultural que marcou e marca caracteristicamente a sociedade
nacional e fortemente a história do Vale do Paraíba.
Bibliografia
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& Maria Cristina F.M. Godoy –ARDHIS –Academia Resendense de
História.Resende, Crônicas dos Duzentos Anos, Resende-RJ :Ed Gráfica La Salle
2001
[1] Mestre em História Social /
Economista / Pós-Graduado em Engenharia Econômica – Membro do IEV(Instituto de
Estudos Valeparaibano)-Academia Resendense de História – Academia de História
Militar Terrestre do Brasil - docente
dos cursos de Economia das Faculdades
Dom Bosco- História Econômica Geral, História do Pensamento Econômico e
Formação Econômica do Brasil –Resende-RJ e Centro Universitário Geraldo Di
Biasi cursos de Economia – Contabilidade, Economia Brasileira I e II, e
Logística Volta Redonda -RJ.
[2] Vide
Imagem Anexo I – Documento nomeação do
1º Vigário da Paróquia de Resende em 13/12/1759. in Bopp,Itamar . Notas
Genealógicas p.217.
[3] Vide
Imagem Anexo II da Matriz de N.S. da Conceição teve sua obra iniciada em 1812 e
término em 1832 no dia 18 de dezembro com grande festa comemorativa do ato de
sagração do templo.
[4] Maia, João de Azevedo Carneiro. do
Descobrimento do Campo Alegre À Criação da Vila de Resende. [ S.Ed] , 1886.p.16
[5] Em 25 de março de 18 30 Pe.Marques e o Capitão Eleutério da
Silva Prado, membro da família Prado de São Paulo, ao terminar uma seção solene
do aniversário do juramento da Constituição; Pe. Marques convida o ilustre
visitante para ver o recém inaugurado quadro da figura do Imperador o que faz da seguinte maneira: “Queres ver o
retrato de um mono?” o que obteve de resposta do visitante – “Não vejo bem esse
macaco de fardão, chega-lhe a luz mais perto.” Segundo João Maia , é neste
momento que impeliu a mão do padre fazer arder
o quadro da imagem de Sua Majestade Imperial. E em 1º de Julho de 1830 é
mandado abrir um inquérito por Crime de Lesa-Majestade com punição de pena de morte. Maia, João de Azevedo Carneiro. do Descobrimento do Campo
Alegre À Criação da Vila de Resende. [ S.Ed] , 1886 p.182
ANEXO I
Tradução do Termo de Nomeação do Padre Felipe Teixeira Pinto primeiro Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova, datado de 13 de Dezembro de 1759.
“ Dom Jose Primeiro Rey etc. Como Governador etc. faço saber a Vós, Reverendo Bispo do Rio de Janeiro , do meu Conselho ,que por estar vaga a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre, deste bispado , por informação deo Padre Antonio Francisco Bittencourt seu último precedido, pela boa informação que me destes do Padre Felipe Teixeira Pinto, Presbítero do hábito de São Pedro , de sua sofeciência vida e costumes nomeação que nelle fizeste na forma da faculdade que semelhantes nomeação tem concedido, hei por bom emprego de apresentar na dita Igreja como com efeito o apresento e hei por apresentado que servirá com cumpre o serviço de Deus,bem da mesma Igreja e das almas e a seus freguezes e encomendo que nela o confirmeis a lhe despaxeis vossas letras de confirmação na forma costumada como se fará expressa menção de como nela o confirmastes por e esta minha apresentação para dita nomeação digo recomendação do direito da mesma ordem e ciência com a dita Igreja ; haverá emolumentos ,salários próis e percalços que lhes será designado no alvará de mantimentos pelo meu Conselho Ultramarino e este se cumprirá,sendo passado pela Chancelaria da Ordem e se processe por duas vias que uma só terá efeito legal . Lisboa 13 de Dezembro de 1759. El Rey.”
(fonte : Bopp, Itamar. Casamentos na Matriz de Resende. Instituto Genealógico Brasileiro, 1971)
ANEXO II
Imagem da Matriz de N.S. da Conceição por volta da década de 1920.
fonte.: Acervo Digital do autor JFCS/2019.
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