domingo, 7 de setembro de 2014

A ESCOLA ESTADUAL DOUTOR JOÃO DE AZEVEDO CARNEIRO MAIA SUA HISTÓRIA E SEU PATRONO.

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo preliminar primeira escola que pública atuou e atua em Resende na antiga Província  do Rio de Janeiro no século XIX, numa busca do que representa socialmente. A análise dos elementos da representação social desta unidade escolar e seu patrono nos ajudarão a entender um pouco mais sobre história da educação em Resende bem como da região do Vale do Paraíba Fluminense no período da produção pós-cafeeira e suas interfaces com sociedade.

Palavras-chave: Representações sociais. Educação. Escolas.
______________________________________________________________________________


 Todos nós sabemos que a educação é fator preponderante ou principal para o desenvolvimento de um país ou região, e não mero elemento de visualização de crescimento, mas um efetivo instrumento de melhoria de desempenho nas mais diversas áreas de melhoria dos níveis de qualidade de vida econômica e social.
      Assim sendo, é necessário conhecer a história de nossas escolas para sabermos em que contexto elas foram criadas, sua organização, que cursos ofereciam, quais foram às atividades cívicas comemoradas e promovidas em cada período de sua existência. Quem foram seus dirigentes, seus professores e tantos outros aspectos próprios das pesquisas não quantitativas, mas com um foco extremamente  qualitativo onde podemos aprender mais, não só sobre  as escolas como um todo, mas também quem eram aqueles que trabalhavam no ambiente educacional. De outra maneira tal estudo nos dá possibilidade de conhecermos a história de uma das unidades escolares através do resgate de seus documentos históricos, documentos de extrema importância para o reconhecimento histórico, pois conseguem registrar o dia-a-dia das atividades das unidades escolares.


            Pensando neste mundo da educação é que colocamos o nosso objetivo que é resgatar ainda de forma preliminar, informações sobre a educação em Resende através de fontes de consulta primária para que os estudiosos e memorialistas da História da Educação, especificamente possam dar vida e voz à memória das antigas unidades escolares de Resende no nosso caso a Escola Estadual Doutor João de Azevedo Carneiro Maia. Fundada numa época em que em nossa região do Vale do Paraíba Fluminense, Resende não se despontava mais no cenário econômico, ainda que no passado tivesse sido pioneira na produção cafeeira, mas também como foco dispersor desta cultura para outras regiões do país.

Assim, nosso estudo começa pelo primeiro relato ou registro sobre a educação na então Vila de Resende. Saint-Hilaire, quando de sua viagem às Províncias de Minas Gerais e São Paulo, de passagem por Resende, fez o seguinte registro:
Quanto mais me aproximo da Capitania do Rio de Janeiro mais consideráveis se tornam as plantações. Várias existem também  muito importantes perto da Vila de Resende. Proprietários desta redondeza possuem 40,50,60 e até 100 mil pés de café. Pelo preço do gênero deve estes fazendeiros ganhar somas enormes. Perguntei [...]em que empregavam o dinheiro.  – O senhor pode ver [...]que não é construindo boas casas e mobiliando-as. Comem arroz e feijão. Vestuários também lhes custa pouco, nada gastam com educação dos filhos que se entorpecem na ignorância , são inteiramente alheios ao prazeres da convivência mas é o café que lhes traz dinheiro. Não se pode colher café senão com os negros; é pois comprando negros que gastam todas as rendas e o aumento da fortuna se presta muito mais para lhes satisfazer a vaidade do que  para lhes aumentar o conforto.[1]

Sabe-se, entretanto, que a educação começa a tomar forma no Brasil e em suas regiões  a partir da independência. Segundo o professor Chrysógono Cavalcanti[2] em seus estudos sobre a educação em Resende, em 1824 a municipalidade pediu ao Imperador D.Pedro I que fosse criada duas escolas de primeiras letras e uma Aula de Latim que teve como primeiro mestre o Padre Thomaz Villa Nova Portella.
Numa visão da história econômica da região do Médio Vale do Paraíba, Resende foi citada por Zaluar  na década de 1860, como a mais importante das povoações do Vale. Uma vez que era através de Resende que convergiam os produtos de parte das províncias de São Paulo e Minas para o mercado da corte.  Segundo o historiador Claudionor Rosa no final do século XIX registra-se a instalação da escola complementar, depois Grupo Escolar denominado Hilário Ribeiro, dirigido pelo Professor Epiphanio Martins. Abrigada numa casa simples, próximo a Loja Maçônica Lealdade e Brio, área onde funcionavam outras escolas (particulares), inclusive na Maçonaria. Ainda recém-criada esta escola participou com muito brilhantismo dos festejos promovidos por conta do primeiro Centenário de Resende a 29 de Setembro 1901.
No ano de 1906, os grupos escolares foram substituídos pelas escolas complementares, mudando a denominação dentro da nova nomenclatura organizacional. Nesta altura era dirigida pela Professora Maria Alice Torrezão, Resende cresceu e houve um aumento da demanda pela população fazendo a escola ficar pequena para o atendimento.

Assim no dia 1 de junho de 1911 antiga  Escola Complementar  e Grupo Escolar Hilário Ribeiro teve oficialmente seu nome modificado para Grupo Escolar Doutor João de Azevedo Carneiro Maia. Em 15 de março de 1925 a  escola recebe um novo prédio construído num terreno doado pelos descendente do Barão de Bananal, Luiz da Rocha Miranda. O Governo do estado do Rio de Janeiro construiu a praça Dr. Oliveira Botelho um prédio escolar em estilo colonial, preparado para um efetivo de mais de 400 alunos, nesta época a escola contava com um efetivo masculino de  115 alunos e  feminino de 288 alunas, todos sobre a direção da Professora Maria  da Gloria Peixoto Santos. Então a Escola recebe o nome de seu novo Patrono Doutor João de Azevedo Carneiro Maia, nascido em Resende, Estado do Rio de Janeiro, no dia 21 de maio de 1820, na rua da Independência, hoje Rua Dr. João Maia. Filho do Comendador Bento de Azevedo Maia e de Antonia Carneiro Maia. Realizou seus primeiros estudos em Resende, e com 16 anos matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, bacharelando-se em 1843. Sua primeira banca de advocacia foi em Bananal, São Paulo,onde se casou pela primeira vez com Cândida de Almeida, na Matriz da mesma cidade, no dia 17 de novembro de 1855. Juntos tiveram dez filhos. Casou-se pela segunda vez, com Luiza de Almeida Maia na Matriz de Resende, no dia 16 de maio de 1873, e deste segundo matrimônio nasceram nove filhos.
Intelectual vigoroso, como jornalista, poeta, historiador e jurista. Abdicou aos mais importantes cargos, tais como, de deputado provincial por São Paulo e de vice-governador da Província do Rio de Janeiro. Foi condecorado com o título imperial de oficial da Ordem da Rosa, pelos serviços prestados à Nação durante a guerra do Paraguai. Foi na imprensa regional que encontrou o meio adequado à discussão e à pregação das ideias que defendia o Municipalismo. Como advogado militante, e orador fluente, deixou nos anais do foro de sua cidade, a lembrança de êxitos memoráveis. Também, ocupou por diversas legislaturas a Vereança na Câmara Municipal de Resende.
Foi liberal, republicano e abolicionista, orador eloquente nas afirmações mais audaciosas, no sentido de fomentar transformações na estrutura do Estado e na Municipalidade. Sua obra-prima foi "O Município"[i], escrita em 1878. Inicia sua obra com a história das "comunas" na Europa, em todos os tempos e nas mais diversas regiões do mundo, tendo sido um verdadeiro laboratório experimental, para que se repensasse as nossas antigas estruturas de heranças da estrutura colonial quanto à ordenação da rés pública.

Segundo analistas de sua obra, foi consequente e conclusiva, pois traçou um sistema de organização municipal; recomendou os princípios que deviam ser elaborados como dedução lógica da reforma constitucional de 1834; indicou as razões de direito público que deviam estender às assembleias municipais, poderes semelhantes aos que foram conferidos às assembleias provinciais. João Maia estuda a vida municipal, desde os tempos primitivos, apresentando as Comunas Indianas, antes mesmo da existência da existência do Município dentro da ordenação romana. Descreve a respeito do Municipalismo em Roma e na Gália, e explicita como as liberdades comunais francesas resultaram do próprio esforço e não da generosidade da realeza. Entre suas ideias se vê seus ideais liberais nas seguintes citações : , "O homem devia ser livre, no município livre" e “as conquistas do povo, não foram fontes de concessões e generosidades, mas feito das lutas e sacrifícios das populações".
Em 1891 publica "Notícias Históricas e Estatísticas do Município de Resende, desde a sua fundação", principal registro da história do município em que nasceu traz de forma fantasticamente bem elaborada elementos da cultura, da história e cotidiano da população de Resende. 

Sobre Doutor João Maia vale apresentar a visão de José Luiz de Almeida no seu livro "A Academia de São Paulo -Tradições e Reminicências", salienta a personalidade de João de Azevedo Carneiro Maia como aluno da faculdade, quando se ocupa dos estudantes de 1843. O escritor dedica algumas linhas aos colegas de João Maia, mas a este se refere em várias páginas da sua interessante obra. Spencer Vampré em "Memórias para a História da Academia de São Paulo", à página 320, declara que dentre os alunos da turma de 1843 citará apenas um - João de Azevedo Carneiro Maia, o autor da monografia "O Município". Distingue-o como um poeta de delicada e suave inspiração, mas também de mordacidade irreverente e sátira. Paulo do Vale no "Parnaso Acadêmico" à página 81, também se refere com palavras de elogio e louvor ao espírito brilhante de João de Azevedo Carneiro Maia. Sacramento Blake, no seu "Dicionário Bibliográfico Brasileiro", consigna a obra de João Maia (volume III, pág.333) Dr. João A.C.Maia, foi o autor do mais importante livro histórico sobre Resende em 1891: "Notícias Históricas e Estatísticas do Município de Resende desde a fundação"e também da lenda indígena "O Tymburibá" considerada uma das melhores do gênero na ocasião.
Após grandes feitos nos campos públicos, político, cultural, histórico, literário Doutor João Maia vem a falecer em Resende no dia 2 de Dezembro de 1902, está sepultado no Cemitério do Senhor dos Passos onde sua campa foi reformada por ocasião do centenário de seu falecimento.

Bibliografia

BOPP, Itamar.  Casamentos na Matriz de Resende.  Instituto Genealógico Brasileiro, 1971.
____________. Notas Genealógicas.  São Paulo, Gráfica Sangirardi [S. D.]1987.

COUTINHO, Mario Maia, `O Pai do Municipalismo´ Estudo biográfico do Dr João de Azevedo Carneiro Maia,contendo a monografia completa de `O Município´. Editora Patrimônio  São Paulo /1962.

MAIA, João de Azevedo Carneiro. do Descobrimento do Campo Alegre À Criação da Vila de Resende. [ S.Ed] , 1886.
________. Notícias Históricas e Estatísticas do Município de Resende desde A sua fundação . Rio de Janeiro, 1891 [ Monografia] .
_________ ,O Município, publicada em 1878,através de artigos na imprensa,editada em 1883 (Typ. de G. Leuzinger & Filhos - Rio de Janeiro).
_________,Lenda do Tymburibá  ( Thema Indígena) Tipografia do jornal `OTymburibá´- Resende / 1883- Maia, João de Azevedo Carneiro - `Notícias Históricas do Município de Resende , desde a fundação´-Typographia da Gazeta de Notícias  Rio de Janeiro / 1891.
PEDREIRA, Jose Rodrigues, RESENDE EM REVISTA , Resende –RJ Ed.Gazetilha –Volta Redonda RJ 1975
PIZARRO, José de Sousa Azevedo.  Memórias Históricas da Província do Rio de Janeiro , 1820.
ROSA, Claudionor; org., Dilma Ferreira Miranda, Eny Marinho Mattos, Lourdes Maria Almeida, Rosa Maria Rodrigues Muniz Costa – Paróquia de N. Senhora da Conceição: uma história de fé. RTN Editora Patronato. 2005 Resende-RJ
ROSA, Claudionor; Centenário do Colégio Dr. João Maia, in http://wikimapia.org/13011920/pt/Col%C3%A9gio-Estadual-Jo%C3%A3o-Maia acessado em 12/01/2014 18:53.Resende-RJ

SAINT- HILAIRE, Auguste de. Viagem À Província de São Paulo. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1976.

_______ .Viagem Pelas Províncias do Rio De Janeiro e Minas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1978. (Início Do Século XIX).

_______ 1822. Segunda Viagem do Rio de Janeiro A Minas Gerais e a São Paulo. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp

SODRÉ, Alfredo.  Resende, Os Cem Anos da Cidade.  [S.Ed]
WHATELY,Maria Celina, O Café em Resende no Século XIX, Ed.José Olympio, Rj, 1987.
______________, Resende, A Cultura Pioneira do Café no Vale do Paraíba, Niterói-RJ :Ed Gráfica La Salle , 2003.
______________, &  Maria Cristina  F.M. Godoy –ARDHIS –Academia Resendense de História.Resende, Crônicas dos Duzentos Anos, Resende-RJ :Ed Gráfica La Salle 2001

Revista : Resende 150 anos de Cidade (l848-1998) Academia Resendense de História – ARDHIS – Publicação Comemorativa /Julho 1998 – Ed.Gráfica do Patronato – Resende—RJ
Revista dos Municípios ,Maia, João de Azevedo Carneiro - `Vultos do Municipalismo Brasileiro´ (Separata da `Revista dos Municípios´-Ano II  Nº 6  Rio de Janeiro / 1949).

Almanak Laemmert de Resende – Universidade de Chicago. Disponível–site :www.crl.uchicagoo.edu
Almanaque Laemmert. 1850-1856. Município de Resende
Almanaque Laemmert. 1868-1877.Município de Resende
Relatório Presidente de Província - Universidade de Chicago.Disponível site :www.crl.uchicagoo.edu
Jornais e Periódicos da Região
A.      Astro Resendense. 1865-1873.
  1. O Itatiaia. 1876-1890.
  2. “Almanack do Centenário de Rezende para Anno de 1902” – Ed. Typographia e Papelaria “Fonseca” – Resende-1902.

Fontes telematizada:
Biografia de Dr. João de Azevedo Carneiro Maia: http://www.e-biografias.net/joao_azevedo/acessado em12/01/2014 19:33:03.


[1] Saint-Hilaire. Segunda Viagem do Rio de Janeiro a Minas Gerais e São Paulo,1822. São Paulo e Cia.Ed. Nacional, 1932 , p.212.
[2] Artigo Prof.Chrysógono Cavalcanti (Prof.de História / Direito /Quadro Magistério do Exército – AMAN)– A Educação – Resende 150 anos de cidade (1848-1998)Academia Resendense de História – Julho 1998 p.54




[i] Obra editada 1883 e oferecida as Câmaras Municipais do Brasil, tratado de administração Pública que é marco filosófico e metodológico da administração e gestão pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário