Antônio da Cunha Gago, dito o Gambeta, foi um bandeirante natural de (São Paulo, 1605 - ?), membro de importante família em que abundam exploradores dos sertões de Minas Gerais e da descoberta do ouro.
Casou-se em São Paulo em 1630 com Marta de Miranda, filha de Miguel de Almeida e Miranda, de Cascais, e Maria do Prado. Tiveram onze filhos, descritos por Silva Leme no vol. V, pág. 181, § 5.º de sua Genealogia Paulistana, entre os quais:
Antônio da Cunha Gago, alcaide-mor e descobridor da prata em 1680. Tomou parte na expedição de pesquisa de prata de 1681 com D. Rodrigo de Castelo Branco. Casou em Mogi das Cruzes com Ana Portes de El-Rei ou del Rei (filha de João Portes del Rei e de Juliana Antunes, da família dos Pretos. Tiveram dois filhos: Juliana Antunes Portes, casada com Manuel Correia da Veiga (?-1713 Taubaté), e Antônio Portes da Cunha, casado em Mogi das Cruzes 1688 com Maria Jácome (filha do sargento-mor Tomé Moreira e Natália Gomes Vilas-Boas, da família dos Godóis), tendo por sua vez três filhas.
Simão da Cunha Gago*, casado com Catarina Portes del Rei (?-1687 morta em Taubaté, testada), irmã de Tomé Portes del Rei, seu cunhado, acima. Tiveram quatro filhos, entre eles eles João Portes del Rei, o qual casou em 1687 com Isabel da Fonseca (?-1708, morta em Mogi das Cruzes, já então casada por segunda vez com Antônio de Pontes Sutil, da família dos Godois). Tiveram cinco filhos.
Bartolomeu da Cunha Gago (?-1685 Taubaté), capitão-mor e explorador circa 1680. Casou com Maria Portes del Rei, irmã de suas precedentes cunhadas e tiveram dois filhos: (A) Marta de Miranda del Rei, casada com o capitão-mor Amador Bueno da Veiga, filho de Baltasar da Costa da Veiga e Maria Bueno de Mendonça; e (B) Bartolomeu da Cunha Gago que guardou o nome do pai, nascido em Taubaté, capitão-mor da tropa para descobrimentos do ouro, prata e pedras em 1680. Casado em 1695 com Margarida Bueno da Veiga de Mendonça, irmã do Capitão-mor Amador Bueno da Veiga, seu cunhado Tiveram três filhos: I - Maria, que casou em Taubaté com Manuel Cubas do Prado; II - Antônio da Cunha Portes del Rei (?-1734 morto testado no arraial de Santo Antônio do Campo, Minas Gerais, mas inventariado em Taubaté), tenente-coronel de ordenanças de Pindamonhangaba e Taubaté. Casado com Francisca Romeiro Velho Cabral (?-Taubaté 1735), da família Bicudo; e III- ) Francisca da Cunha Portes (?-1784 Taubaté), casada em 1717 com o capitão Miguel Pinheiro de Resende, do Porto, viúvo de Margarida Bicudo, sua parente.
*Simão da Cunha Gago foi um bandeirante natural de Mogi das Cruzes. Era filho de Antônio da Cunha Gago, foi casado com Catarina Portes de El-Rei, falecida com testamento em 1687 em Taubaté, f.ª de João Portes de El-Rei e de Julianna Antunes e irmã de Tomé Portes del Rei, Simão teve quatro filhos naturais em Taubaté.
A sua família (os Cunha Gago) foi descrita por Silva Leme na obra Genealogia Paulistana (volume V, p. 181-182, § 5.º).
Era coronel do Regimento de Milícias de Jacareí e foi o responsável por uma das primeiras e mais antiga passagem da Serra da Mantiqueira para alcançar o rio Paraíba do Sul, saindo de Aiuruoca e atravessando a atual garganta do Registro, nas Agulhas Negras, passando por terras de Itamonte.
Como também fixou um acampamento e iniciou o povoamento na região às margens do Rio Paraíba do Sul onde já habitada pelos índios Puris. O então Campo Alegre da Paraíba Nova transformou-se três anos depois em Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova, mais tarde município de Resende.
Cap. 4.º
Henrique da Cunha Gago (o velho) nascido perto de Santos em 1560, foi morador em S. Paulo de Piratininga onde faleceu em 1624, tendo sido casado 3 vezes: a 1.ª com Izabel Fernandes † em 1599, f.ª do capitão Salvador Pires e de sua 2.ª mulher Mecia Fernandes (Mecia-ussú), V. 2.º pág. 123; 2.ª vez foi casado com Catharina de Unhatte, f.ª de Luiz de Unhatte e de Maria Antunes, n. p. de Diogo de Unhatte, escrivão da ouvidoria e fazenda da capitania de S. Vicente e fundador de Paranaguá; 3.ª vez foi casado com Maria de Piña, viúva de João de Almeida, f.ª de Braz de Piña. Sem geração desta 3.ª mulher, porém teve
Da 1.ª:
1-1 Capitão Henrique da Cunha Gago o (moço) § 1.º
1-2 João Gago da Cunha § 2.º
1-3 Manoel da Cunha Gago § 3.º
Pág. 05
Da 2.ª:
1-4 Christovão da Cunha de Unhatte § 4.º
1-5 Antonio da Cunha Gago (o Gambeta) § 5.º
1-6 Francisco da Cunha § 6.º
1-7 Maria da Cunha § 7.º
1-8 Filippa da Cunha Gago § 8.º
5.º
1-5 Antonio da Cunha Gago (o gambeta de alcunha), f.º do Cap. 4.º e 2.ª mulher, foi um paulista de grande veneração e respeito, e teve sempre seu voto muito considerado no governo da república; foi um potentado com grande número de arcos sob suas ordens. Casou em 1630 em S. Paulo com Martha de Miranda, f.ª de Miguel de Almeida de Miranda, natural de Cascais, e Maria do Prado. V. 3.º pág. 362. Teve, naturais de S. Paulo, 11 f.ºs:
2-1 Antonio da Cunha Gago foi alcaide-mor e descobridor da prata em 1680; casou em Mogi das Cruzes com Anna Portes de El-Rei, f.ª de João Portes de El-Rei e de Julianna Antunes. Tit. Pretos. Teve q. d.:
3-1 Julianna Antunes Portes, que foi casada com Manoel Corrêa da Veiga, falecido em 1713 em Taubaté (C. P. de Taubaté), f.º de Geraldo Corrêa e de Escholastica da Cunha. V. 3.º pág. 241, aí a geração.
3-2 Antonio Portes da Cunha casou em 1688 em Mogi das Cruzes com Maria Jacome, f.ª do sargento-mor Thomé Moreira e de Nataria Gomes Villas Boas. Tit. Godoys Cap. 2.º § 6.º n.º 2-7. Teve (C. O. de Mogi das Cruzes) 3 f.ºs:
4-1 lgnacio Portes, que já estava casado em 1729, ano do inventário de Thomé Moreira.
4-2 Catharina Portes, casada com Salvador da Veiga.
4-3 Nataria Portes, que foi 1.º casada com João Machado Fagundes, falecido em 1705 em Mogi das Cruzes, f.º de Agostinho Machado Fagundes e de Genebra Leitão de Vasconcellos, Tit Oliveiras; 2.ª vez casou em 1718 na mesma vila com Bernardo de Moraes, f.º de Antonio de Moraes e de Thomazia de Oliveira. Teve do 1.º 2 f.ºs em Tit. Oliveiras.
2-2 Simão da Cunha Gago foi casado com Catharina Portes de El-Rei, † com testamento em 1687 em Taubaté, f.ª de João Portes de El-Rei e de Julianna Antunes. Tit. Pretos. Teve 4 f.ºs: (C. P. de Taubaté):
3-1 João Portes de El-Rei, já casado em 1687 com Izabel da Fonseca, † em 1708 em Mogi das Cruzes, estando casada 2.ª vez com Antonio de Pontes Sutil, f.ª de Sebastião da Fonseca Pinto e de Leonor Jorge. Tit. Godoys. Teve 5 f.ºs (e não 2 como escreveu Pedro Taques) e são:
Pág. 182
4-1 Maria Portes, casada em 1701 em Mogi das Cruzes com Manoel da Costa Manso, f.º de Manoel Dias e de Maria da Costa.
4-2 Leonor Jorge
4-3 Catharina Portes
4-4 Anna Portes, casada com Antonio Dias Delgado. Teve q. d.:
5-1 Izabel da Fonseca
5-2 Maria Portes
5-3 Cidonia Dias
5-4 Lourenço Dias Delgado
5-5 João da Fonseca Pinto
5-1 Izabel da Fonseca casou em 1753 em Mogi-mirim com Manoel de Barros da Silva, f.º de José da Silva e de Izabel Pedroso, de Taubaté.
5-2 Maria Portes foi casada com Pedro Leme de Siqueira, de Guaratinguetá, f.º de Sebastião Preto de Siqueira e de Luzia Leme de Siqueira, da mesma vila. Teve q. d.:
6-1 Salvador da Fonseca Pinto, de Mogi-guaçu, casado em 1762 em Mogi-mirim com Izabel Nunes de Siqueira, f.ª de Francisco Nunes de Siqueira, de Mogi das Cruzes, e de Barbara de Oliveira, de Taubaté, n. p. de Manoel João Ribeiro e de Angela Nunes de Siqueira (de Mogi das Cruzes), n. m. de Marcellino de Oliveira e de Mecia dos Reis. Teve q. d.:
7-1 Ignacio Leme da Fonseca, casado em 1809 em Mogi-mirim com Joanna de Godoy, f.ª de João Pedro de Godoy e de Maria Pires.
6-2 Antonio Leme de Siqueira, f.º de Maria Portes n.º 5-2, casou em 1770 em Mogi-mirim com Maria Antonia do Carmo, de Mogi das Cruzes, f.ª de Antonio Nunes Cardoso, de Portugal, e de Maria Pedroso, de Guaratinguetá. Teve q. d.:
7-1 Luzia Leme de Andrade, casada em 1784 em Mogi-mirim com Antonio Nunes de Siqueira, f.º de João Nunes de Siqueira e de Ignez Corrêa de Sá.
6-3 José Leme de Siqueira, casado 1.º em 1767 em Mogi-mirim com Ignez Maria da Silva, de Mogi-guaçu, f a de Manoel de Oliveira de Almada, de Lisboa, e de Maria Pedroso de Moraes, de S. Paulo;
Pág. 183
2.ª vez em 1783 na freguesia das Campinas com Francisca Nunes de Oliveira, de Jundiaí, f.ª de João Nunes de Oliveira e de Josepha Bicudo de Siqueira, de Parnaíba, n. p. de João Rodrigues de Proença e de Martha Nunes de Oliveira, de Santo Amaro, n. m. de Francisco Leme Ribeiro, de Parnaíba.
6-4 Aleixo Leme de Siqueira, casado em 1772 em Mogi-guaçu com Angela Maria, de Curitiba, f.ª de José Pinto da Silva, de Marianna, e de Marcellina Pires de Araujo, de Pindamonhangaba. Tit. Dias.
5-3 Cidonia Dias, f.ª de Anna Portes n.º 4-4, foi casada com Manoel João Ribeiro, f.º de outro de igual nome e de Angela Nunes de Siqueira. Teve q. d.:
6-1 Maria de Jesus, casada em 1754 em Mogi-mirim com Jeronimo Pedroso de Oliveira, f.º de Antonio Pedroso de Oliveira e de Maria da Cunha Lobo, à pág. 95 deste. Com geração.
6-2 Rosa Nunes Portes, casada em 1764 na vila supra com Antonio Nunes de Sampaio, da Cotia, f.º de Diogo Adorno de Sampaio, de Mogi das Cruzes, e de Maria Nunes de Siqueira, da Cotia.
6-3 João Manoel, casado em 1769 em Mogi-mirim com Maria Barbosa, f.ª de Marcos Nunes e de Anna Corrêa. Teve q. d.:
7-1 José Manoel Barbosa, casado em 1789 na mesma vila com Ignacia Maria, f.ª de José Marques da Costa e de Angela Maria, n. p. de Joaquim Fernandes Preto e de Domingas Rodrigues do Prado.
6-4 Ignacio João Ribeiro, casado em 1771 na mesma vila com Maria Nunes da Rosa, f.ª de João de Crasto e de Antonia da Cunha.
6-5 Antonio José Ribeiro, casado em 1778 na mesma vila com Josepha da Cunha, irmã de Maria Nunes do n.º precedente.
5-4 Lourenço Dias Delgado, f.º de 4-4, foi casado com Rita da Cunha, f.ª de José da Cunha e de Maria Nunes da Rosa. Teve q. d.:
6-1 Joanna da Cunha Portes, de Mogi-guaçu, casada em 1764 em Mogi-mirim com Antonio Adorno de Abreu, de Mogi das Cruzes, f.º de Diogo Adorno, de Santos, e de Anna Antunes de Abreu, de Mogi das Cruzes, n. p. de João Homem de Sampaio, n. m. de Francisco Pimenta de Abreu e de Anna Esteves de Moraes, de Mogi das Cruzes. Teve q. d.:
Pág. 184
7-1 Joaquim Fernandes Delgado, casado em 1786 em Mogi-mirim com Izabel Maria de Jesus, f.ª de Thomaz Corrêa de Sá e de Gertrudes Maria, n. p. da Amaro Corrêa de Sá e de Anna Fernandes do Prado, n. m. de João de Almeida de Anhaya e de Maria Nunes de Siqueira.
7-2 Manoel Adorno de Abreu, casado em 1795 na mesma vila com Anna Eufrasia.
6-2 Constantino Dias Delgado, de Mogi-guaçu, casou em 1767 em Mogi-mirim com Maria Magdalena da Conceição, f.ª de Francisco Nunes de Siqueira, de Mogi das Cruzes, e de Barbara de Oliveira, de Taubaté, do n.º 6-1 de 5-2 supra. Teve q. d.:
7-1 Domingos de Siqueira, casado em 1801 em Mogi-mirim com Maria Fragoso de Lacerda, f.ª de José Antonio de Figueiró e de Rosa de Siqueira, à pág. 140 deste.
5-5 João da Fonseca Pinto, f.º de 4-4, foi casado com Maria Nunes de Jesus, f.ª de Francisco Nunes de Siqueira e de Barbara de Oliveira já mencionados. Teve:
6-1 Anna Maria, casada em 1789 em Mogi-mirim com Januario da Silva Bueno, f.º de Francisco da Silva Bueno e de Martha Corrêa de Almeida, de Mogi-guaçu, n. p. de Januario da Silva Bueno e de Maria Lopes Camargo, n. m. de Lazaro Gil e de Catharina de Siqueira.
4-5 Jorge Moreira, f.º de João Portes n.º 3-1 da pág. 181, era solteiro em 1708.
3-2 Martha do Nascimento Portes, f.ª de Simão da Cunha Gago n.º 2-2, foi casada com Antonio Corrêa da Veiga (capitão-mor de Taubaté), f.º de Geraldo Corrêa e de Estacia da Cunha. Com geração no V. 3.º pág. 235.
3-3 Julianna Antunes foi casada com Manoel da Fonseca Pinto, f.º de Sebastião da Fonseca Pinto e de Leonor Jorge. Com geração em Tit. Godoys.
3-4 Antonio da Cunha tinha 13 anos em 1687.
2-3 Bartholomeu da Cunha Gago, capitão-mor e explorador em 1680, foi casado com Maria Portes de El-Rei, f.ª do capitão João Portes de El-Rei e de Julianna Antunes. Tit. Pretos. Faleceu e foi inventariado em 1685 em Taubaté, e teve (C. O. de Taubaté) os 3 f.ºs, vivos nesta data:
Pág. 185
3-1 Martha de Miranda de El-Rei, que foi casada com o capitão-mor Amador Bueno da Veiga, f.º de Balthazar da Costa da Veiga e de Maria Bueno de Mendonça. Com geração no V. 3.º pág. 203.
3-2 Bartholomeu da Cunha Gago, natural de Taubaté, (segundo escreveu Pedro Taques) foi capitão-mor da tropa para descobrimento de ouro, prata e pedras preciosas em 1680, e casou em 1695 em S. Paulo com Margarida Bueno da Veiga de Mendonça, irmã do capitão-mor Amador Bueno da Veiga do n.º precedente. Faleceu em 1710 e sua mulher em 1741 em Taubaté, estando casada 2.ª vez com Manoel da Cruz, de quem não teve geração. Teve os 3 f.ºs que seguem:
4-1 Maria Portes de El-Rei, natural de Taubaté, que casou com Manoel Cubas do Prado, natural da mesma vila, f.º de Domingos do Prado Martins e de Izabel Antunes de Miranda. Faleceu Maria Portes em 1777 com testamento em Pindamonhangaba e seu marido em 1726 na mesma vila. Com geração no V. 3.º pág. 198.
4-2 Antonio da Cunha Portes de El-Rei foi tenente-coronel das ordenanças de Pindamonhangaba e Taubaté, e foi casado com Francisca Romeiro Velho Cabral, natural de S. Paulo, f.ª de Manoel da Costa Leme, falecido em 1734 em Pindamonhangaba, e de Maria Paes Domingues. Tit. Bicudos. Faleceu o tenente-coronel Antonio da Cunha Portes de El-Rei em 1734 com testamento feito no arraial de Santo Antonio do Campo, nas Minas, e foi inventariado em Pindamonhangaba, e sua mulher faleceu em 1776 com testamento na mesma vila supra. Teve 7 f.ºs:
5-1 Maria Portes, já falecida em 1776, foi casada em 1735 em Pindamonhangaba com Gaspar Corrêa Leite, morador em Curitiba em 1775, f.º de outro de igual nome e de Maria Leite Ribeiro. Com geração no V. 3.º pág. 128.
Pág. 186
5-2 Tenente Manoel da Costa Paes, natural de Pindamonhangaba, casou em 1744 nessa vila com Izabel Cardoso Leite, f.ª do capitão Miguel de Godoy Moreira e de Maria Leite de Araujo. V. 2.º pág. 549. Faleceu em 1777 com testamento, e sua mulher em 1799 na mesma vila. Teve (C. O. de Pindamonhangaba):
6-1 Maria Leite de Araujo, casada em 1761 na vila supra com Sebastião Dias Netto, f.º do tenente Gaspar Nabo de Moura e de Maria Agostinha Tavares, de Lagos, Portugal.
6-2 Ignacio de Godoy Moreira foi casado com Theresa Cesar, f.ª do alferes Manoel de Cerqueira Cesar. Tit Garcias Velhos. Teve 3 f.ºs:
7-1 Maria Paula de Godoy, casada com Fortunato Cesar. f.º de José Bento. Com geração.
7-2 Manoel Ignacio de Godoy, casado com Fortunata de Santa Anna.
7-3 Miguel de Godoy Moreira, solteiro.
6-3 Veronica Dias Leite, casa em Parati com Domingos José. Sem geração.
6-4 Francisca Romeiro casou em 1790 em Pindamonhangaba com Francisco Ramos da Silva, f.º do capitão do mesmo nome, † em 1779 nessa vila, e de Ignacia Agueda de Oliveira. Com geração em Tit. Bicudos.
6-5 Maria Dias Paes em 1799 morava em Taubaté no estado de viúva do capitão José Leonardo da Silva.
6-6 Licenciado, capitão José de Godoy Moreira e Costa casou em 1790 em Pindamonhangaba com Clara Francisca de Oliveira Neves, f.ª do ajudante Manoel de Oliveira Neves, natural do Porto, † em 1790, e de Anna Joaquina Corrêa. Faleceu com testamento em 1799 (C. P. de S. Paulo) e sua mulher em 1838 em Pindamonhangaba. Tit. Dias. Teve 7 f.ºs:
Pág. 187
7-1 Sargento-mor José Romeiro de Oliveira Godoy
7-2 Manoel de Godoy Moreira
7-3 Felix
7-4 Francisca Clara de Oliveira
7-5 Izabel Maria de Oliveira
7-6 Catharina
7-7 Anna Joaquina
7-1 Sargento-mor José Romeiro de Oliveira Godoy, f.º do licenciado n.º 6-6, foi cidadão prestante, de caráter nobre e bondoso, e ocupou vários postos na milícia de Pindamonhangaba; sendo ainda muito moço, foi nomeado por dom João VI em 1820 2.º ajudante das ordenanças de Pindamonhangaba; em 1823 porta estandarte da 1.ª companhia do 1.º esquadrão da antiga guarda de honra de Pedro I, e em 1826 foi nomeado cavalheiro da ordem de Cristo. Foi casado com sua parenta Anna Marcondes de Moura Romeiro, f.ª do sargento-mor Manoel de Moura Fialho, falecido em 1843 em Pindamonhangaba, e de Anna Marcondes de Oliveira, por ele neta de Bartholomeu de Moura e de Anna Pereira Fialho, V. 3.º pág. 37, por Anna Marcondes, neta do capitão-mor Ignacio Marcondes do Amaral e de Anna Joaquina de Oliveira, irmã esta de Clara Ferreira n.º 6-6 retro. Tit. Costas Cabraes. Faleceu o sargento-mor José Romeiro em 1858 com 66 anos de idade e teve os 11 f.ºs seguintes:
8-1 Manoel Ignacio Marcondes Romeiro, barão de Romeiro, † em 1890, foi 1.º casado com Marianna Marcondes Cabral e 2.ª vez com Marianna Marcondes de Oliveira Cesar, baronesa de Romeiro, que reside em Pindamonhangaba, f.ª de Antonio de Oliveira Cesar e de Maria Angelica de Oliveira Cesar. Tit. Garcias Velhos. Sem geração da 2.ª, porém teve da 1.ª mulher os seguintes f.ºs:
Pág. 188
9-1 Anna Francisca Marcondes Romeiro, falecida em 1899, foi casada com seu tio paterno João Marcondes de Moura Romeiro, bacharel em direito n.º 8-9 adiante. Aí sua geração.
9-2 José Benedicto Marcondes Romeiro, casado 1.º com Olympia Marcondes Vieira, sua prima, f.ª de Antonio Vieira de Oliveira, barão de Taubaté, e de Francisca Marcondes de Oliveira Cabral, Tit. Dias; segunda vez casou com Marianna Salgado Romeiro. Teve (por informações)
Da 1.ª mulher:
10-1 Anna Rosina Romeiro, casada com o major Ignacio Bicudo de Siqueira Salgado.
10-2 Dr. em medicina José Bazilio Vieira Romeiro.
Da 2.ª mulher:
10-3 Marianna
10-4 Josephina
10-5 José
10-6 Octavio
10-7 Olympio
9-3 Ignacio Marcondes Romeiro, bacharel em direito em 1879, falecido em Pindamonhangaba em 1890 com 38 anos de idade, foi casado com Amelia de Campos Salles, f.ª do comendador José de Campos Salles e de sua 1.ª mulher Maria da Costa Salles. Tit. Macieis. Deixou os 4 f.ºs seguintes:
10-1 Marianna de Salles Romeiro
10-2 Ignacio Marcondes Romeiro
10-3 Ruth de Salles Romeiro
10-4 Noemia de Salles Romeiro
8-2 José Vicente Marcondes de Moura Romeiro, bacharel em direito, f.º do n.º 7-1 supra, foi juiz municipal e de órfãos de Jundiaí e mais tarde removido a Pindamonhangaba; foi casado com Maria Antonia de Godoy Moreira, sua prima, f.ª de Miguel de Godoy Moreira e Costa e de Anna Maria Leite. Faleceu em 1863 e teve:
9-1 Anna Claudina, casada com Antonio da Costa Pinto, f.º de Matheus da Costa Pinto e de Francisca ... Teve:
Pág. 189
10-1 Aurelia
10-2 Constancio
9-2 Dr. José Vicente Marcondes Romeiro
9-3 Maria Antonia Romeiro Rosa, casada com o major Antonio Pereira da Rosa.
9-4 Dr. Miguel Saladino Marcondes Romeiro, † solteiro.
8-3 Anna Vicencia Marcondes Romeiro, casada com João Luiz dos Reis. Teve:
9-1 Maria José Romeiro dos Reis, casada com Antonio de Paula Neves.
9-2 Christina Romeiro dos Reis foi casada com o major João Baptista do Nascimento Pereira, falecido.
9-3 Dr. Horacio Romeiro dos Reis, falecido.
8-4 Comendador, coronel Ignacio Marcondes Romeiro, f.º do sargento-mor n.º 7-1, casado com Balbina Bueno de Oliveira Godoy, f a do capitão Rodrigo Bueno de Oliveira Godoy e de Francisca Aranha. Teve:
9-1 Dr. Rodrigo Marcondes Romeiro, casado 1.º com Gertrudes Anhaia e 2.ª vez com Julia Judice.
9-2 Major José Ignacio Romeiro, casado com Adelina de Assis Bueno.
9-3 Virginia Romeiro foi casada com o dr. Luiz de Anhaya Mello, engenheiro, já falecido, f.º do coronel Luiz Antonio de Anhaya. V. 4.º pág. 411.
9-4 Cecilia Marcondes Romeiro, casada com o major Braz Judice.
9-5 Olympio Marcondes Romeiro
9-6 Francisca Angelina Romeiro
8-5 José Moreira Romeiro, solteiro.
8-6 Antonio Marcondes Romeiro, já falecido, foi casado com Maria Magdalena Monteiro Cesar. Tit. Garcias Velhos. Teve:
9-1 Francisca Romeiro, falecida, foi casada com José Innocencio Marcondes de Andrade. Com geração.
9-2 Antonio Marcondes Romeiro
9-3 Idalina Marcondes Romeiro, casada com o major Faustino Augusto Cesar. Com geração.
Pág. 190
9-4 Dr. José Gabriel Marcondes Romeiro, formado em medicina, casado com Arminda Gonzaga, f.ª do dr. João Marcellino Cezar Gonzaga e de Maria Gloria Cezar Gonzaga (Tit. Costas Cabraes).
9-5 Braulia Romeiro
9-6 Pedro Affonso Marcondes Romeiro
8-7 Matheus Marcondes de Moura Romeiro, bacharel em direito, casou-se com Margarida de Almeida Cezar. Com f.ª única:
9-1 Anna Marcondes Romeiro
8-8 Dr. Francisco Marcondes Romeiro, formado em medicina, oficial da ordem da Rosa por serviços prestados em Pindamonhangaba, sua terra natal, por ocasião da epidemia de varíola em 1873; tem sido por várias vezes presidente da câmara municipal desta cidade, e como intendente geral, levou a efeito sem sacrifício do povo o abastecimento de água da mesma cidade.
8-9 João Marcondes de Moura Romeiro, bacharel em direito em 1865, foi juiz municipal e de órfãos de Pindamonhangaba, presidente da câmara municipal no regímen passado, deputado à assembléia provincial em 2 legislaturas, juiz de direito da comarca de S. Bento de Sapucaí e fundador da "Tribuna do Norte". É neste ano de 1904 advogado em Pindamonhangaba, e foi casado com sua sobrinha Francisca Marcondes Romeiro, falecida em 1899, f.ª do n.º 8-1. Tem os 14 f.ºs seguintes:
9-1 Dr. José Ovídio Marcondes Romeiro, pretor na capital federal em 1901, casado.
9-2 Anna Octavia Romeiro, casada com José Innocencio Marcondes de Andrade. Tem:
10-1 Manoel Estacio
10-2 Maria José
10-3 Domingos
10-4 Francisco
10-5 João Salvio
9-3 Acacia Romeiro, já falecida, foi casada com Abel Domingues Teixeira Valle. Teve f.º único:
10-1 José
9-4 Antonia Romeiro
9-5 Francisco Romeiro
9-6 Estella Romeiro
Pág. 191
9-7 João Romeiro
9-8 Manoel Ignacio Romeiro
9-9 Anna Francisca Romeiro
9-10 Francisco Romeiro Sobrinho
9-11 Aristides Romeiro
9-12 Marianna Romeiro
9-13 Claudio Manoel Romeiro
9-14 CIara Romeiro
8-10 Clara Marcondes de Moura Romeiro, falecida solteira em 1895.
8-11 Izabel Marcondes de Moura, falecida solteira.
7-2 Manoel de Godoy Moreira, f.º do licenciado n.º 6-6, casou-se em 1830 em Pindamonhangaba com Anna Francisca dos Santos, f.ª de Francisco Xavier dos Santos e de Bernardina Marcondes dos Santos. Tit. Costas Cabraes. Teve (por informações):
8-1 Capitão José dos Santos Moreira, casado com Maria Guilhermina de Barcellos. Teve:
9-1 Marianna Marcondes Moreira
9-2 Maria da Gloria Moreira de Mello, casada com Joaquim Marcondes Homem de Mello.
9-3 José dos Santos Moreira Junior
9-4 Anna Delphina Moreira
9-5 Zephirina Moreira
9-6 João Baptista Moreira
8-2 Maria da Pureza dos Santos, foi 1.º casada com Vicente Joaquim Torres, seu primo, bacharel em direito, f.º de Thomé Joaquim Torres, natural de Portugal, e de Maria Francisca dos Santos, por esta neto de Francisco Xavier dos Santos e de Bernardina Marcondes, Tit. Costas Cabraes, com geração aí; segunda vez casou-se com o conselheiro Raymundo Ferreira de Araujo Lima, bacharel em direito pela faculdade de Olinda, que foi juiz de direito e ministro da guerra no antigo regime. Deste 2.º marido teve:
9-1 Angela de Lima
9-2 Maria da Gloria
8-3 Manoel dos Santos Moreira casou-se 1.º com Maria Caetana dos Santos, f.ª de Manoel Antonio Marcondes e de Gertrudes Marcondes de Oliveira, sua 1.ª mulher, Tit. Costas Cabraes; segunda vez com Gertrudes Marcondes de Godoy, f.ª do tenente Francisco de Godoy Moreira e de Francisca Marcondes de Assis. Teve da 1.ª mulher:
Pág. 192
9-1 Manoel dos Santos Moreira
9-2 Fortunato dos Santos Moreira
Da 2.ª mulher:
9-3 Francisco Octaviano
9-4 Maria Henriquetta
9-5 Maria Elvira
9-6 Crescencio
8-4 Maria da Gloria dos Santos foi a 3.ª mulher de Francisco Ignacio de Moura Marcondes, f.º do capitão Francisco Marcondes de Andrade e de Candida Justina de Moura.Com geração em Tit. Costas Cabraes.
8-5 Antonio Clemente Moreira, último f.º de 7-2 supra, casou se com Maria Magdalena dos Santos. Com geração.
7-3 Felix, f.º de 6-6, faleceu na infância.
7-4 Francisca Clara de Oliveira faleceu solteira.
7-5 Izabel Maria de Oliveira, f.ª do licenciado José de Godoy n.º 6-6, casou-se em 1816 em Pindamonhangaba com seu primo o comendador capitão Antonio de Godoy Moreira, f.º do capitão Miguel de Godoy Moreira e de Maria Antonia de Oliveira n.º 6-7 adiante. Aí a geração.
7-6 Catharina, faleceu solteira.
7-7 Anna Joaquina, †, foi casada com Luiz Marcondes do Amaral, f.º de Domingos Marcondes do Amaral e de Anna Izabel de Andrade. Com geração em Tit. Costas Cabraes.
6-7 Capitão Miguel de Godoy Moreira, nascido em 1756, casou-se em Pindamonhangaba com Maria Antonia de Oliveira, irmã de Clara Francisca de Oliveira do n.º 6-6. Faleceu em 1841 em Pindamonhangaba, e teve (C. O. de Pindamonhangaba) os 9 f.ºs seguintes:
7-1 José de Godoy Moreira e Costa, foi abastado fazendeiro em Pindamonhangaba e de grande tratamento. Faleceu solteiro.
7-2 Padre João de Godoy Moreira e Costa
7-3 Comendador capitão Antonio de Godoy Moreira, casado em 1816 em Pindamonhangaba com sua prima Izabel Maria de Oliveira, f.ª de 6-6. Teve:
Pág. 193
8-1 Dr. Miguel de Godoy Moreira e Costa, natural de Pindamonhangaba, ministro aposentado do tribunal de justiça de S. Paulo depois de ter ocupado o lugar de juiz de direito da mesma cidade por alguns anos. Casou-se em 1870 em Pindamonhangaba com Maria Bella Marcondes de Godoy, f.ª de Francisco Marcondes Homem de Mello, 2.º barão e depois visconde de Pindamonhangaba, e de sua 2.ª consorte Antonia Maria Monteiro de Godoy. V. 3.º pág. 269. Tem os seguintes f.ºs:
9-1 Plínio de Godoy Moreira e Costa, bacharel em direito, foi deputado estadual ao congresso de S. Paulo, e está casado com Cecília Costa, f.ª do doutor Gregorio Costa e de Maria Eufrozina de Oliveira. Tem em 1902 os 4 f.ºs seguintes:
10-1 Miguel
10-2 Plínio
10-3 Francisco
10-4 Antonio
9-2 lzabel de Godoy Moreira, casada com seu primo Miguel de Godoy Sobrinho, bacharel em direito, f.º de 8-2 seguinte.
9-3 Antonio de Godoy Moreira e Costa, bacharel em direito, tem ocupado com muito critério o cargo de delegado de polícia de S. Paulo, cargo que deixou quando fez sua viagem de recreio à Europa, e neste ano de 1904 é chefe de polícia de S. Pauto. Solteiro em 1904.
9-4 Francisco de Godoy Moreira e Costa, engenheiro civil pela Escola Politécnica de S. Paulo. Solteiro em 1902.
9-5 Miguel de Godoy, solteiro em 1902.
8-2 Miguel Antonio de Oliveira Godoy, já falecido, foi casado, mas não deixou filhos.
8-3 Coronel Antonio Amador Bueno de Godoy foi 1.º casado sem geração; 2 a vez foi casado com Maria Antonia de Godoy, e 3.ª vez está casado Maria José Monteiro, f.ª de João Antonio Monteiro. Tem:
Pág. 194
Da 2.ª mulher:
9-1 Miguel de Godoy Sobrinho, bacharel em direito, juiz de direito de Jundiaí em 1902, está casado com sua prima Izabel n.º 9-2 de 8-1 retro.
9-2 Antonio Amador de Godoy, bacharel em direito, promotor de Mogi das Cruzes, está casado com Maria da Gloria Marcondes de Godoy, f.ª do doutor Manoel Ribeiro Marcondes Machado.
Da 3.ª mulher:
9-3 Balthazar de Godoy
9-4 Maria Bella
9-5 Amador de Godoy
8-4 Benedicta da Palma Oliveira Godoy, foi 1.º casada com Manoel Martiniano da Costa Godoy e 2.ª vez com ... Tem:
Do 1.º marido:
9-1 João Antonio de Godoy, solteiro.
9-2 Benedicta Martiniana de Godoy, casada com Luiz Gonzaga de Oliveira Godoy. Com f.ºs menores.
8-5 Anna Gertrudes de Godoy faleceu solteira.
8-6 Maria Justina de Godoy foi casada em 1841 em Pindamonhangaba com Francisco Antonio de Godoy. Sem descendência.
7-4 Alferes Miguel de Godoy Moreira e Costa, casado em 1829 em Pindamonhangaba com Anna Maria Leite, viúva de Manoel Joaquim de Macedo, f.ª do alferes Ignacio da Silva Martins e de Maria Leite de Mendonça. Teve a f.ª:
8-1 Maria Antonia de Godoy Moreira, casada com seu primo o doutor José Vicente Marcondes de Moura Romeiro n.º 8-2 de 7-1 de pág. 188.
7-5 Francisca de Paula Oliveira Godoy casou-se em 1812 em Pindamonhangaba com Claro Monteiro do Amaral, f.º do alferes Manoel Monteiro de Castilho e de Antonia Cardoso de Jesus. Tit. Costas Cabraes. Com geração.
7-6 Ignacio de Godoy Moreira, f.º do capitão Miguel n.º 6-7, casou-se com Theresa Cesar.
7-7 Tenente Francisco de Godoy Moreira casou-se em 1816 em Pindamonhangaba com Francisca Marcondes de Assis, f.ª do tenente Domingos Marcondes do Amaral e de Anna Izabel de Andrade. Tit. Costas Cabraes. Teve (por informações) 6 f.ºs:
Pág. 195
8-1 Francisco Antonio de Godoy casou-se com Francelina ... Com 5 f.ºs.
8-2 José Marcondes de Godoy casou-se com Carolina Marcondes dos Santos Godoy, f.ª de Francisco Xavier dos Santos e de Bernardina Marcondes dos Santos. Tit. Costas Cabraes. Com 3 f.ºs.
8-3 Maria Caetana Marcondes casou-se com Urbano Marcondes Machado, f.º de José Machado da Silva e de Clara Francisca do Amaral. Tit. Costas Cabraes. Aí a geração.
8-4 Anna Jacintha Marcondes de Godoy, solteira.
8-5 Gertrudes Marcondes de Godoy, †, foi a 2.ª mulher de Manoel Antonio Marcondes (mais tarde Manoel Antonio dos Santos). Tit. Costas Cabraes.
8-6 Benedicto Maria de Godoy, faleceu solteiro.
7-8 Capitão Rodrigo de Oliveira Bueno de Godoy Moreira, faleceu solteiro
7-9 Anna Izabel de Oliveira, f.ª do capitão Miguel n.º 6-7, faleceu solteira.
7-10 Manoel da Costa Paes Leme Godoy, faleceu solteiro.
6-8 Izabel Cardoso, f.ª do tenente Manoel da Costa Paes n.º 5-2, em 1799 era viúva de Antonio Pedro de Alcantara.
6-9 Margarida Bueno de Araujo casou-se em 1788 em Pindamonhangaba com seu parente no 3.º grau Manoel Cubas do Prado, f.º de Bartholomeu da Cunha Bueno e de Maria de Lima Barbosa. Com geração no V. 3.º pág. 199.
6-10 Anna Ribeiro de Alvarenga, † em 1836 em Pindamonhangaba, f.ª do tenente Manoel da Costa Paes n.º 5-2, casou-se em 1788 nessa vila com o alferes Antonio de Cerqueira Cesar, f.º de Bento de Cerqueira Paes e de Izabel Leite do Prado. Com geração em Tit. Garcias Velhos.
6-11 Catharina de Unhatte (ou Catharina de Godoy Moreira, que é a mesma), f.ª de 5-2, faleceu solteira em 1843 com testamento em Pindamonhangaba.
Pág. 196
6-12 João Paes Domingues (cremos que foi o falecido em Guaratinguetá em 1825, casado com Maria Monteiro de Siqueira). Nessa suposição, teve os 7 f.ºs seguintes:
7-1 Maria, solteira com 27 anos em 1825.
7-2 Manoel
7-3 João
7-4 Antonio
7-5 Jesuina
7-6 Gertrudes
7-7 Francisco
6-13 Antonio da Cunha Portes, último f.º do tenente Manoel da Costa Paes, era solteiro em 1799 quando foi inventariada sua mãe.
5-3 Pedro Bueno da Cunha, f.º do tenente-coronel Antonio da Cunha Portes n.º 4-2, em 1776 já era casado e residia em Ubatuba. Teve q. d.:
6-1 Maria Bueno, que casou em Ubatuba com Jorge Dias Moreira e passou a residir em Pindamonhangaba, onde nasceram os seguintes f.ºs:
7-1 Francisco Bueno da Cunha
7-2 João Quintino Bueno
7-3 Manoel da Cunha Bueno
7-4 José Bueno da Cunha
7-5 Anna Francisca da Piedade
7-6 Maria do Espirito Santo Bueno
7-7 Marianna de Jesus Maria
7-8 Custodia Bueno de Oliveira
7-9 Francisca Innocencia da Sacramento Bueno
7-10 Gertrudes Maria da Cunha
7-1 Francisco Bueno da Cunha, solteiro.
7-2 João Quintino Bueno, f.º de 61, casou com Zephirina Marcondes de Oliveira, f.ª de Francisco Marcondes de Oliveira e de Catharina Maria Rebello. Tit. Costas Cabraes.
7-3 Manuel da Cunha Bueno, solteiro.
7-4 José Bueno da Cunha casou a 1.ª vez com ... e 2.ª vez com Gertrudes Maria Leite.
7-5 Anna Francisca da Piedade, solteira.
7-6 Maria do Espirito Santo Bueno, solteira.
7-7 Marianna de Jesus Maria, solteira.
Pág. 197
7-8 Custodia Bueno de Oliveira casou em 1829 em Pindamonhangaba com Manoel Marcondes de Oliveira, f.º de Agostinho Marcondes do Amaral e 1.ª mulher. Tit. Costas Cabraes.
7-9 Francisca Innocencia do Sacramento Bueno, nascida em 1800, casou em 1832 em Pindamonhangaba com o capitão cirurgião-mor de milícias Francisco do Amaral Gurgel, nascido em 1766 na vila de Parati (da família Amarais Gurgeis, do Rio de Janeiro), viúvo de ... f.º de Pedro Gomes do Amaral e de ... Faleceu Francisca Innocencia em 1870 e seu marido em 1838 em Pindamonhangaba e teve:
8-1 Francisco do Amaral Gurgel, que nasceu em 1833 em Pindamonhangaba, reside em S. Paulo, casado com Benedicta Bicudo Gurgel. Teve 10 f.ºs:
9-1 José Ovidio do Amaral Gurgel, bacharel em direito, falecido solteiro.
9-2 Odorico da Conceição Gurgel, solteiro.
9-3 Leoncio do Amaral Gurgel, reside em S. Paulo, casado com Maria Elisa Seabra Gurgel, f.ª do major Justiniano José Seabra, um dos proprietários da fábrica de fiação e tecidos de S. Bernardo - S. Paulo, f.º do coronel Lucio José Seabra e de sua 1.ª mulher Gertrudes Pinheiro de Almeida, de Sorocaba. V. 2.º pág. 319. Tem 2 f.ºs em 1903:
10-1 Leoncio, nascido em 1902.
10-2 Dirce, nascida em 1903.
9-4 Francisco do Amaral Gurgel Junior, † solteiro.
9-5 Ermelinda Gurgel Salgado, casada com Antonio da Silva Salgado Junior, f.º de outro de igual nome e de Emilia Marcondes de Oliveira. Tit. Costas Cabraes.
9-6 Maria José Gurgel, solteira.
9-7 Maria Georgina Gurgel, solteira.
9-8 Maria Eugenia Gurgel, solteira.
9-9 Carolina do Amaral Gurgel, solteira.
9-10 Benedicto Gurgel, solteiro.
8-2 Innocencia Gurgel de Miranda, nascida em 1834 em Pindamonhangaba, vive em 1903 no estado de viúva de Manoel Affonso de Miranda, natural de Portugal.
7-10 Gertrudes Maria, última f.ª de 6-1, foi solteira.
Pág. 198
5-4 Francisco Bueno da Cunha, f.º de 4-2, casou em 1750 em Curitiba com Izabel Fernandes Camacho, f.ª do capitão Manoel Duarte Camacho e de Gertrudes Maria. Ficou residindo em Curitiba.
5-5 Bartholomeu da Cunha Gago era já falecido no ano do inventário de sua mãe.
5-6 Felix da Cunha Portes, f.º de 4-2, casou em Pindamonhangaba com Anna Ribeiro de Araujo, f.ª do capitão Miguel de Godoy Moreira e de Maria Leite de Araujo. V. 2.º pág. 549. Faleceu Felix da Cunha Portes em Curitiba, foi inventariado em 1758 em Pindamonhangaba, e sua viúva passou a 2.ªs núpcias em 1759 nesta última localidade, Teve a f.ª única: (C. O. de Pindamonhangaba)
6-1 Maria Leite de Araujo, que casou em 1767 em Pindamonhangaba com Pedro Bueno de Moraes, f.º do capitão Carlos Pedroso de Moraes. Com geração à pág. 159 deste.
5-7 Izabel Leite de Jesus Maria, última f.ª de 4-2, era solteira em 1776, e cremos que nesse estado faleceu.
4-3 Francisca da Cunha Portes, última f.ª do capitão-mor Bartholomeu da Cunha Gago n.º 3-2, casou em 1717 (C. Ec. de S. Paulo) com o capitão Miguel Pinheiro de Rezende, natural do Porto, viúvo de Margarida Bicudo, a qual era parenta em 3.º grau de consangüinidade de Francisca da Cunha n.º 4-3, pelo que obtivera dispensa de parentesco de afinidade. Faleceu Francisca da Cunha com testamento em 1784 em Taubaté e teve (C. P. de Taubaté) 2 f.ºs:
5-1 Maria, falecida em menoridade.
5-2 Ignez de Rezende, já falecida no ano do inventário, foi casada com Euzebio da Cunha e Sousa. Teve:
6-1 Miguel Pinheiro
6-2 Francisco
Pág. 199
6-3 Maria Pinheiro, casada.
6-4 Anna, casada.
6-5 Margarida, casada.
6-6 Francisca da Cunha e Sousa, casada com o capitão Domingos Ferreira da Silva, f.º do capitão Francisco Vieira de Toledo e de Maria da Conceição. Com geração em Tit. Dias.
3-3 Julianna Antunes, última f.ª do capitão-mor Bartholomeu da Cunha Gago n.º 2-2-4 Francisco de Almeida, f.º de Antonio da Cunha Gago § 5.º, faleceu solteiro.
2-5 Capitão Miguel de Almeida e Cunha, f.º do § 5.º, foi casado em Taubaté com Maria Vieira da Maia, f.ª do capitão Antonio Vieira da Maia, natural de Guimarães, e de Maria Cardoso Cabral. Tit. Costas Cabraes. Faleceu o capitão Miguel de Almeida e Cunha em 1687 em Taubaté, e teve (C. O. de Taubaté) 3 f.ºs:
3-1 Salvador Vieira, com 18 anos em 1687 †. (Pedro Taques escreveu Lourença, † solteira.)
3-2 Francisca Vieira de Almeida, solteira com 14 anos, casou mais tarde com o capitão Antonio de Godoy Pires, f.º do capitão Francisco de Godoy Moreira e de Thomazia Rodrigues. Com geração em Tit. Godoys.
3-3 Miguel de Almeida e Cunha, com 11 anos em 1686, segundo escreveu Pedro Taques, foi descobridor do ouro do arraial de Itaberaba nas Minas Gerais, em cuja diligência foi morto pelo bárbaro gentio, e foi casado com uma f.ª de Manoel de Camargo, a qual enviuvando casou-se com o capitão Francisco Pinto do Rego. Vide nota no V. 1.º pág. 309.
2-6 Diogo de Almeida, f.º do § 5.º
2-7 Maria de Almeida foi casada com José Preto, f.º de outro de igual nome e de Catharina Dias. Tit. Pretos. Faleceu com testamento em 1700 em Taubaté (C. P. de Taubaté). Sem f.ºs.
2-8 Martha de Miranda, † em 1689 em Taubaté, foi casada com Francisco Cubas Preto, f.º de Francisco Cubas e de Maria Antunes. Com geração em Tit. Cubas.
Pág. 200
2-9 Catharina de Unhatte, natural de S. Paulo, foi casada com Garcia Rodrigues Moniz, f.º de Manoel Garcia Velho. Com geração em Tit. Garcias Velhos.
2-10 Filippa de Almeida foi casada com Francisco de Aguiar.
2-11 Sebastiana de Unhatte foi casada com Jorge Dias Velho, f.º de Manoel Garcia Velho e de Maria Moniz da Costa do n.º 2-9. Com geração em Tit. Garcias Velhos.
§ 6.º
1-6 Francisco da Cunha, f.º do Cap. 4.º, foi casado com Domingas Lobo, natural de S. Paulo, falecida em 1695 em Taubaté estando 2.ª vez casada com João Delgado de Escobar. Francisco da Cunha já era falecido em 1640, porque nesse ano Domingas Lobo contraiu as 2.ªs núpcias com o dito João Delgado em S. Paulo; foi f.ª de Alberto Sobrinho e de Joanna Lobo. Teve os 2 f.ºs seguintes: (C. O. de Taubaté)
2-1 Maria da Cunha, casada com Sebastião Martins.
2-2 Francisco da Cunha, já falecido em 1695, foi casado com Maria de Sampaio, e teve:
3-1 Luiz de Sampaio
3-2 Francisco da Cunha Lobo
3-3 João Cunha do Amaral, que foi casado com Maria da Rocha, e faleceu com testamento em 1698 em Jacareí e teve 3 f.ºs:
4-1 João da Cunha do Amaral, que casou com Maria Catharina do Prado, f.ª do sargento-mor Balthazar Pinheiro do Prado e de Maria Rodrigues. Com geração adiante, pág. 210.
4-2 Maria
4-3 Euquéria.
3-4 Henrique da Cunha Lobo
FONTE:Genealogia Paulista de Luiz Gonzaga da Silva Leme
(*1852 - †1919) VOLUME 5 Pág. Pág. 03/45, Pág. 46/87, Pág. 88/129, Pág. 130/170, Pág. 171/213.