sábado, 27 de setembro de 2014

A Freguesia de Nosso Senhor Bom Jesus do Livramento de Sant'Anna dos Tocos

     Por Julio Cesar Fidelis Soares

Neste ano de 2014 que Resende faz 213 anos de criação da Cidade, é importante comemorarmos relembrando e elevando a memória deste município que tem uma história intrigante e interessante para aqueles que querem conhecer um pouco da história da Província do Rio de Janeiro no século XIX, período áureo da produção cafeeira.

Então pensamos em realizar um pequeno estudo sobre uma das freguesias de Resende que mais atrai e encanta mesmo tendo desaparecido sob as águas do Rio Paraíba do Sul na Represa do Funil terminada no ano de 1968. 
Segundo estudos realizados e publicados pela Academia Resendense de História, o arraial do Nosso Senhor Bom Jesus do Livramento de Sant´Anna dos Tocos tem seu primeiro registro em 1829, passando a Curato no ano de 1830. Entretanto, atualizados estudos publicados  pela Academia Resendense de História nos traz que Sant´Anna registros de 1776 muito mais antigos do que indicado por Mattoso Maia Forte no Almanaque de 1944, tudo dentro do contexto histórico da Abertura do Caminho Novo da Piedade. Fazendo divisa com a província de São Paulo, era ponto de parada e descanso dos tropeiros. Vem da presença destes tropeiros o nome Sant´Anna dos Tocos, pois ao deixarem os acampamentos ficavam sobra de tocos que eram usados talvez para amarar as montarias e os animais de carga, outra versão seria os tocos que usavam para as fogueiras e que deixavam para trás. 






    Em 1843 Sant´Anna foi elevada à categoria de Freguesia pelo decreto número 281, de 23 de março do mesmo ano. O Almanak Laemmert de 1866 nos descreve Sant´Anna da seguinte forma:

“Esta freguezia com pequeno povoado à margem direita do rio Parahyba, com quatro léguas acima de Rezende, foi capella curada até 1843 [...] A sua população se acha bastante disseminada , e é talvez a maior e mais rica da circumvizinhaça. Conta 28 cidadãos jurados, e concorre às eleições com 9 eleitores de parochia.”

   Em 1878 Sant´Anna  possuía  uma população livre de 1.950 habitantes e 1.389 escravos, formando um total de 3.339 habitantes, o que era um número considerável em comparação com a população do núcleo principal, a freguesia de Nossa Senhora da Conceição, que segundo cálculos da  época tinha umas 500 casas ocupadas por 3.600 habitantes. Já em 1880 a vila de Sant`Anna tinha uma população livre de 2.378 habitantes, com escola para ambos os sexos e contribuía para os pleitos eleitorais com 9 eleitores registrados.

Num relato extraído da edição de 1885 do Almanak Laemmert, este nos descreve de maneira muito interessante a famosa Sant`Anna dos Tocos:
“Produz especialmente café, achando-se em grande desenvolvimento a cultura da canna e de cereaes só para consumo. Tem uma pequena, mas bem acabada igreja e um cemitério público, ainda não murado, apezar de haver uma verba no orçamento provincial para esse fim. 
Assentada sobre um verde e extenso valle circundado por altaneira montanhas, é banhada esta freguezia pelo magestoso Parahyba, que corre formando aqui e ali pequenas e graciosas ilhas sempre verdejantes e matizadas de flores. É este um logar lindíssimo e talves um dos mais pitorescos do grande valle do parahyba.  Outrora foi animada e progressiva, hoje, porém, devido às inctas políticas, ao abandono do governo provincial, acha-se ella muito decadente, e mais parece uma aldea abandonada, que uma freguezia do rico município de Rezende, que uma povoação da opulenta província do Rio de Janeiro.”


  Sant`Anna era terra fértil não só para o café mas para idéias, poesias. Oriundos destas terras eram os poetas Sérvulo Gonçalves e Ezequiel Freire.  Nos registros de 1883 do Almanak Laemmert aparece Sérvulo como cafeicultor e Alferes da Guarda Nacional, já Ezequiel foi grande poeta cuja obra mereceu elogios de Machado de Assis e Ramalho Ortigão.  Ainda no campo das idéias, agora no campo das doutrinas econômicas temos em Sant´Anna Paxedes Gonçalves que segundo a reportagem do jornal O Globo que a época da inundação(1968), tinha idéias socialistas e pregava a criação de um partido operário já no século dezenove. Ao lembrarmos de Sant´Anna resgatamos das brumas do passado uma parte importante de Resende do século XIX, e até mesmo entendemos de fato o que quer dizer aquele trecho de Luiz Pistarini  no hino a Resende que diz: “...terra de artistas, poetas e heróis...”.  A Freguesia do Senhor Bom Jesus do Livramento de Sant´Anna dos Tocos vive em nossa memória mesmo que as águas turvas do Rio Paraíba tenham a engolido, como uma quimera sempre haverá na memória e no coração de um descendente de nossa Sant`Anna uma velha história a contar e contando vemos e ouvimos as vozes da Resende do século XIX.
Arquivo Público do Rio de Janeiro
Registros Paroquiais de Terras 1854

Livro 67: Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre

Livro 68: Freguesia de São José do Campo Bello

Livro 69: Freguesia de São Vicente Ferrer

Livro 70: Freguesia de Senhor Bom Jesus do Ribeirão de Sant’Anna

Almanaque Laemmert. Administrativo, Mercantil e Industrial Ed. H. Laemmert & C Rio de Janeiro – 1846 a 1885. 
Almanaque Laemmert. 1846. Município de Resende
Almanaque Laemmert. 1866. Município de Resende
Almanaque Laemmert. 1868. Município de Resende
Almanaque Laemmert. 1877. Município de Resende
Almanaque Laemmert. 1880. Município de Resende 
Almanaque Laemmert. 1881. Município de Resende
Almanaque Laemmert. 1883. Município de Resende
Almanaque Laemmert. 1885. Município de Resende

Jornais e Periódicos da Região

Astro Resendense. 1865-1873.
O Itatiaia. 1876-1890.
“Almanack do Centenário de Rezende para Anno de 1902” - Ed. Typographia e Papelaria “Fonseca” – Resende, 1902.

HISTORIADORES LOCAIS e VIAJANTES

BOPP, Itamar. Casamentos na Matriz de Resende.  Instituto Genealógico Brasileiro, 1971.
____________. Notas Genealógicas.  São Paulo, Gráfica Sangirardi [S. D.].

Barcellos de,Marcos Cotrim -História de Resende uma Narrativa,organizador -Academia Resendense de História . Ed.Câmara Municipal de Resende - Câmara Cultural - Resende,2017
CASTRO, Antônio Barros de.  Sete ensaios sobre a Economia Brasileira. Rio de Janeiro: Forense, 1971.
FRANCO, Maria Sylvia de Carvalho. Homens livres na ordem escravocrata.  São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1979.
MAIA, João de Azevedo Carneiro. Do descobrimento do Campo Alegre à criação da Vila de Resende. [ S.Ed], 1886.
____________.  Notícias históricas e estatísticas do município de Resende desde a sua fundação. Rio de Janeiro, 1891 [Monografia] .

PEREIRA ,Waldick. Cana , café & laranja : história econômica de Nova Iguaçu. Rio de Janeiro: FGV/SEEC, 1977.
PIZARRO, José de Sousa Azevedo.  Memórias históricas da província do Rio de Janeiro. Rio, 1820.
SAINT- HILAIRE, Auguste de. Viagem à província de São Paulo. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1976.
____________.  Viagem pelas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1978. (Início do Século XIX).
____________.  Segunda viagem do Rio de Janeiro a Minas Gerais e a São Paulo. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1822.
SODRÉ, Alfredo.  Resende, os cem anos da cidade.  [S.Ed]
WHATELY, Maria Celina. O café em Resende no século XIX. Rio de Janeiro: José Olympio, 1987.
____________.  Resende, a cultura pioneira do café no Vale do Paraíba. Niterói: Gráfica La Salle, 2003.
____________ & GODOY, Maria Cristina F. M. - ARDHIS - Academia Resendense de História. Resende, crônicas dos duzentos anos. Resende: Gráfica La Salle, 2001.

29 comentários:

  1. Olá, aproveitando o nível baixo das águas da represa fiz uma pesquisa com um detector de metais na vila e encontrei diversos objetos. Gostaria de fazer uma postagem em meu blog e queria saber se é possivel reproduzir este texto para ilustrar a parte histórica do local. É justo também que se diga que tanto o blog como as pesquisas não tem nenhum fim lucrativo e que se permitido serão dados os créditos ao autor.
    Desde já muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sou descendente da família Marins Freire/Marins Lemes de Sant’Anna dos Tocos. O primeiro Marins Lemes chegou a Sant’Anna por volta de 1810 e meu avô saiu de lá por volta de 1815 para São José do Barreiro. Foi viver na chácara do tio José Virissimo de Marins Freire. A avó do meu avô chamava-se Anna Idalina Thereza de Toledo e era casada com Manoel de Marins Freire, neto de Manoel de Marins Lemes. Pela morada comum em Sant’Anna, idade e sobrenome, sou levado a crer que Anna Idalina seria filha de Joaquim Francisco de Toledo. Busquei sem sucesso nos dados do Itamar Bopp, nos registros civis do Familysearch.org mas não consegui estabelecer a conexão entre Anna Idalina e Joaquim Francisco. Anna Idalina faleceu nos anos 1930 em Itatiaia com mais de 90 anos mas o registro não traz os nomes dos pais. Sendo o senhor um pesquisador de Sant’Anna, pode ser que possa me indicar fontes outras fontes ou referências. Grato, Carlos Cesar Silva Marins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Eugenia
      Pesquisando sobre a nossa família Freire encontrei esse registro abaixo, transcrito por Ana Maria Toledo,sobre a filiação de Ana Idalina.
      Ela deve ser filha deste casal
      6-5-3 Joaquim Francisco de Toledo, batizado aos 19-10-1813. Casou com Teresa Joaquina de Toledo, filha do Cap. Manoel Correa Bittencourt e Margarida Angélica de Oliveira.
      19-10-1813 Joaquim, n. 07-10, f.l. do Tenente Joaquim Francisco de Toledo, n. Guaratingueta e Francisca Mariana, n. de Minas; np de Ignacio Jose Ferreira Coitinho, n. de Anif e Maria Magdalena de Jesus, n. Taubaté; nm do Capitão Victorino Correa da Costa e Ana Teresa do Amor Divno. Em Resende pelo Vig. Manoel Serafim dos Anjos (Acervo Itamar Bopp ficha 0860)
      Entre seus filhos:
      6-5-3-1 Joaquim, batizado aos 20-04-1843.
      20-04-1843 na freguesia de Sant'Ana pelo Rev. Joaquim Pereira de Escobar, Joaquim, f.l. do Dr. Joaquim Francisco de Tolledo e Thereza Joaquina de Tolledo, np Tenente Joaquim Francisco de Tolledo e Francisca Mariana de Tolledo (digo do Espirito Santo), nm Capitão Manoel Correa Bittencourt e Margarida Angelica de Oliveira; padr.: Tenente Joaquim Francisco de Tolledo e Maria Francisca de Tolledo (Acervo Itamar Bopp ficha 2168)
      http://www.projetocompartilhar.org/Familia/JoseCorreadaCosta.htm

      Excluir
    2. Prezada Eliana,
      Muito obrigado por sua resposta. Já conhecia o registro que indica que o casal teve mais filhos. No www.geni.com tenho ajudado a construir a árvore dos Marins Freire be coloquei lá um debate sobre Anna Idalina (https://www.geni.com/discussions/151623). Há um número de coerências que me levaram a crer que trata-se de filha de Joaquim Francisco e Thereza Joaquina. Entretanto não há prova definitiva. Já estive em Resende mas não há notícia do paradeiro dos registros da Matriz de Sant'Anna dos Tocos. Já tentei contato telefônico e por e-mail com a Diocese de Barra Mansa sem sucesso. Se souber de alguma informação sou-lhe grato.
      Carlos Cesar Marins

      Excluir
  3. Prezados
    Iniciei também pesquisa sobre o tema. Minha avó, Albertina Costa, filha de Joaquim Jose Costa, nascida em Sant'Anna dos tocos em 1906 (setembro). Tento descobrir o registro nascimento da mesma, mas pelos comentários aqui postados, estes registros devem ter se perdido no tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, por favor se alguem tiver informações da família Prado de Resende na década de 1840/1850, Joaquim Barnabé Prado e Maria Constância de Jesus, favor entrar em contato, dra_laispradoesilva@aasp.org.br

      Excluir
  4. Olá. Sou descendente de Eduardo José Olyntho Quartim, que aparece como cafeicultor em Sant'Anna dos Tocos de acordo com o Almanak Laemmert. Sei que depois se mudou para Areias. Alguém teria mais informações sobre a origem e outros parentes Olyntho (ou Olinto) Quartim (ou Quartins) na região?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficha 4012 de Itamar Bopp – (não tem mais nada com esse sobrenome) diz o seguinte:
      José Fernandes Nunes, fazendeiro neste município (Santanta dos Tocos) casou-se no dia 23 de Novembro de 1872, na cidade de Areas, com Analia Olinto Quartim, filha legitima do Sr. Eduardo José Olinto Quartim.

      Excluir
  5. Olá! Descendo de Joaquim Leocádio Freire, filho do Comendador Freire, ambos nascidos em Sant'Anna dos Tocos! Obrigada pela matéria!
    Patrícia Bocaiuva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no blogg tenho sempre postado artigos meus publicados com a História de Resende e do Vale do Paraíba já fizemos uma Exposição sobre Sant"Anna dos Tocos nas faculdades Dom Bosco em 2009.

      Excluir
  6. Olå,
    Minha família também era oriunda de Santanna dos Tocos: José Silvério da Silva e Margarida Florinda de Jesus; tiveram vários filhos, dentre eles Flauzinho Ramos da Silva, Olivia Maria de Souza, Julieta, Emília, Carolina e Rufina Maria da Conceicao.
    Esta última casou-se com José Carvalho de Andrade e faleceu em 1930, sendo sepultada na freguezia. Infelizmente nao encontro nenhuma documentacao ou se quer informacao sobre seus descendetes. Caso alguém reconheca os nomes, por gentileza entrar em contato: danielsprossi@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na matriz de Resende existe um livro de registros de Santana dos Tocos.

      Excluir
  7. Prezado Julio, posso reproduzir seu texto em um folheto com a história de Santana dos Tocos distribuído para os habitantes e visitantes de São José do Barreiro ?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Busco informações sobre minha bisavó materna de nome Júlia de Carvalho Palmeira. Ela nasceu em Santana dos Tocos (1872 - aproximadamente) e era filha de Antonio José de Carvalho e Ana Maria Carvalho. Casou-se, na juventude, com Geraldo Palmeira. Procuro pela certidão de casamento do casal. Podem me ajudar? Muito obrigado. Moacir P. Rosa - Taubaté - SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. moacir, bom dia, sou descendente dela também, voce encontrou?

      Excluir
  9. Sou descendente da familia gomes de carvalho, creio da região de santana dos tocos. Minha mãe era JULIETA Mendonça de Carvalho (nascida em 1908), meus avos maternos eram Ricardo Gomes de Carvalho e Izabel Mendonça de Carvalho. Gostaria de refazer a história dos meus antepassados. Se alguém tiver alguma informação desta família favor entrar em contato comigo. Whatsapp 11995127480

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sim..... teu avô Ricardo era irmão do meu avô Nestor Gomes de Carvalho

      Excluir
  10. Olá todos!
    Cmamo-me Nilson da Cunha Lara Junior, bisneto do Alferes Francisco Jerônimo da Cunha e Anna Cândida da Cunha Lara, filha de Joaquim da Cunha de Almeida Lara (Cel. Cunha Lara de S.J.Barreiro) e Maria Cândida da Cunha.
    Jerônimo viveu em Sta`Ana dos Tocos, teve comércio de secos e molhados e fazenda de café, era filho de Jerônimo Alves da Cunha e Francisca Alves da Cunha.
    Apos casar-se com Anna Cândida teve sociedade num armazém de secos e molhados em S.J.Barreiro, tempos depois desfez dos negócios em Sta`Ana, dedicando-se aos somente a S.J.Barreiro onde morou apo´s ter-se casado e em 1892 mudou-se com toda família (esposa, 12 filhos e noras) para Caçapava - SP.
    Segundo a história familiar, Jerônimo era primo de sua sogra assim como seu marido, Joaquim eram primos, bem provável pelo lado CUNHA. Os Cunha a que me refiro "desceram" para Resende vindo de Serranos e adjacências não sei quando e quais.
    Se alguém puder colaborar com minha pesquisa onde tento estabelecer a ligações familiares entre os citados agradeceria.
    att Nilson Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , sua história parece ter alguma ligação com a minha. Sou bisneto de Amado Alves da Cunha Mattos , uma família que é encontrada em Tocos em 1876 depois em Areias e depois no interior de São Paulo . Um dos membros , Bellarmino Alves da Cunha Mattos era casado com Ignacia Lara de Mattos e faleceu em Areias em 1886 . Tiveram um filho , Ernando da Cunha Mattos , que foi morar em Caçapava.

      Excluir
  11. Meu avô nasceu em Santana dos Tocos. José de Carvalho Lemos Filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá seu avô era filho da Tia Henriqueta Gomes de Carvalho Lemos.... Somos parentes..... Por favor estou montando a árvore genealógica da família e preciso dos dados oriundos desta parte da Tia Henriqueta

      Excluir
  12. Resende tem uma historia linda, pela que é pouco divulgada... Não sou nascido em Resende mas sou apaixonado por essa cidade!

    ResponderExcluir
  13. Olá boa tarde.
    Sou descendente da família GOMES DE CARVALHO.

    Meu pai é:
    Paulo Mendonça de Carvalho
    Meus avós eram:
    José João de Carvalho e Lídia Maria de Carvalho
    Meus bisavós eram:
    Ricardo Gomes de Carvalho e Isabel Leonildes de Carvalho.
    Meu número whats é +41792945649 (meu número é da Suíça)

    ResponderExcluir
  14. Ola,meu pai, já falecido, Luiz Alves Moreira, nasceu e morou por muitos anos em Santana dos Tocos. Eu qdo criança, estive no local.

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Pedro Carlos Angelica.sou filho de Joaquim Angelica nascido em Santana dos Tocos filho de António Lima também conhecido como Tonico Angelica e Emília de Jesus depois das águas foram residir na Fazenda Santa Rita em Areias divisa com Santana.Pouco de sabe da origem de meu avô e minha avó. Sabe que era um especialista em cuidar de bois de carro.Tinha caracteristicas marranas e minha avó era uma loira escultural se chamava Emília tiveram 10 filhos .parte desses filhos foram residir em Areias e outra parte em Itatiaia.Gostaria muito de saber minhas origens.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite!
    Meu bisavô era Amadeu Alvarenga, fundou o primeiro clube republicano e era proprietário rural. Não consigo mais informações pra concluir minha árvore genealógica. Alguém pode ajudar?

    ResponderExcluir
  17. CASINO: BOOKWAY CASINO, INC., LTD. in LAS VEGAS - JMH
    With more than 동해 출장마사지 a decade of experience in the gambling industry, Casino Hotel, Hotel 여주 출장샵 and Casino Las Vegas is 구리 출장마사지 a 충청북도 출장마사지 premier destination for 전라남도 출장샵 entertainment!

    ResponderExcluir